• Aucun résultat trouvé

O DISCURSO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS FORMADORES NA UFSM E UNESP

4.1.2 Estrutura do Curso de Pedagogia da UNESP

O Curso funciona em regime anual e tem duração de quatro anos.

160 Focos do curso: Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do Gestor Educacional.

Perfil profissional: Professor polivalente com domínio do processo de ensino-aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental, na Educação Infantil e em atividades de Gestão, assim como, para atuar em programas governamentais e não governamentais, sendo capaz de:

 conceber, executar e avaliar projetos educacionais/pedagógicos (coletivos e interativos), articulando ação-reflexão-ação (teoria e prática);

 participar no âmbito político e social como crítico/reflexivo, como por exemplo, no Conselho Municipal de Educação;

 exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, inclusive no que concerne às metodologias da Alfabetização, da Matemática, da História, da Geografia, da Comunicação e Expressão e de Ciências, que fazem parte do currículo de formação de professores, em nível médio;

 planejar e executar currículos e programas de ensino e/ou atividades para as séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil;

 avaliar cursos e programas de ensino e/ou atividades em ambientes escolares e não escolares, assim como, em programas sociais com caráter educativo, em hospitais, brinquedotecas, etc.

 assessorar técnica e pedagogicamente o desenvolvimento do ensino das disciplinas e/ou atividades para as Secretarias Municipais de Educação, para as ONGs e instituições escolares e não escolares;

 elaborar e coordenar projetos para o ensino e/ou atividades para instituições governamentais e não governamentais;

 participar de pesquisas pedagógicas de acordo com as necessidades da região;

 atuar como diretor, coordenador e/ou supervisor de ensino.

Matriz curricular: organizada a partir dos três núcleos definidos pelas DCNs 1/2006: Núcleo de Estudos Básicos (Disciplinas de Fundamentos – Filosofia, História etc.; Didática; Política e Legislação brasileira; Gestão e Organização da Escola); Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos (Disciplinas relativas às Metodologias de Ensino; Educação de Jovens e Adultos; Libras, Avaliação Educacional; Psicologia; Gestão Educacional e Trabalho Pedagógico, Ética e Profissionalização Docente); Núcleo de estudos integradores (Estágio Supervisionado e Prática de Ensino).

161 Estágio: A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado devem assegurar a integração entre teoria e prática na formação do educador. Para implementação do estágio, sob a coordenação do Conselho de Curso, criou-se uma comissão de Estágios para o Planejamento Integrado das atividades nas três áreas: Estágio Supervisionado de Prática de Ensino na Educação Infantil, Estágio Supervisionado de Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado em Gestão Educacional. Os estágios têm início no 1° semestre do 2°

ano e podem ser concluídos até o final do curso. A disciplina Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Gestão Educacional I e II contará com 105 horas, o Estágio Supervisionado de Prática de Ensino na Educação Infantil I e II com 105 horas e o Estágio Supervisionado de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e II com 105 horas, perfazendo um total de 315 horas.

Atividades Complementares de Graduação: são atividades de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria, e constituem-se numa carga horária de 105h ao longo do curso de Pedagogia.

Os quadros 6 e 7, a seguir, apresentam algumas diferenças no que se refere à formação proposta pelos cursos de Pedagogia da UNESP e da UFSM no que se refere: aos eixos de formação contemplados, núcleos estruturantes do currículo, atividades práticas e de pesquisa.

No que se refere aos eixos de ensino contemplados pelas duas instituições, embora a formação para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental estejam contemplados, a UNESP optou como terceiro eixo a Gestão enquanto a UFSM voltou-se para a Educação de Jovens e Adultos.

Quanto aos núcleos estruturantes do curso, é possível verificar que cada instituição, a partir do que foi proposto nas DCNs, concebe de forma diferente a distribuição das disciplinas em cada núcleo e a atribuição de carga horária.

No que concerne ao Núcleo de Estudos Básicos na UNESP, podemos verificar que este se desenvolve especialmente no primeiro ano do curso e congrega as disciplinas que fundamentam a formação. Ele inclui as diferentes áreas dos fundamentos teóricos que embasam a formação docente, além de disciplinas relacionadas à gestão, à inclusão educacional e à pesquisa. A carga horária atribuída a este núcleo corresponde a um terço de toda a carga horária prevista para o curso (750h).

Para a UFSM, as disciplinas desse núcleo objetivam que o futuro professor conheça a realidade social, cultural e econômica, visando o trabalho pedagógico junto a sua área de

162 atuação assim como a iniciação à pesquisa e ao ensino (UFSM, 2006). O núcleo básico é desenvolvido durante os três primeiros anos do curso e agrega um número significativo de disciplinas para além daquelas concebida tradicionalmente como “Fundamentos”. Quase metade da carga horária destinada para o curso de Pedagogia da instuição é atribuído ao núcleo básico (1.560h).

No que se refere ao Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos na UNESP, este comporta mais da metade da carga horária do curso (1.845h) para o desenvolvimento de disciplinas relativas às Metodologias de Ensino; Educação de Jovens e Adultos; Libras, Avaliação Educacional; Psicologia; Gestão Educacional e Trabalho Pedagógico, Ética e Profissionalização Docente.

Na UFSM esse núcleo está caracterizado, segundo a instituição, pela formação do professor/investigador. As disciplinas que compõem esse núcleo totalizam 750h e englobam a pesquisa, TCC, Fundamentos (história, língua portuguesa, filosofia, sociologia, matemática, geografia, alfabetização); Currículo: teoria e história; Libras; Literatura Infantil; Artes (visuais, teatro, música); Organização da Ação Pedagógica; Educação Física e Movimento Humano.

O núcleo de estudos integradores é o único a ser tratado de forma similar nas duas instituições, uma vez que inclui as atividades práticas do curso. Todavia, no âmbito da UNESP ele faz referência exclusivamente aos Estágios Supervisionados e às Práticas de Ensino e totaliza 300h. No contexto da UFSM, esse núcleo faz referência às Práticas Educativas (PEDs) e aos estágios, totalizando 660h.

No que se refere especificamente às atividades de pesquisa, elas estão inseridas nos duas instituições desde o início do curso. Porém, no caso da UFSM a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatória.

Quadro 6: Estrutura dos cursos de Pedagogia da UNESP e da UFSM em função do eixo de formação proposto e dos núcleos estruturantes do currículo

Instituição UNESP UFSM

Eixos de formação Gestão Educação de Jovens e Adultos Núcleos

estruturantes

163

164 Quadro 7: Total de horas atribuídas aos diferentes núcleos que estruturam o

curso de Pedagogia na UNESP e na UFSM.

Instituição UNESP UFSM

Ano Acadêmico Total 1 ° Total Núcleo Básico 750 300 - - 1050 540 600 420 - 1560 Integrador - 100 100 100 300 60 60 60 480 660 Aprofundamento - 405 720 720 1845 180 150 330 270 750 750 805 820 820 3195 780 810 810 750 3150 Atividades

Acadêmico-Científico Cultural

105 105

Carga horária total do curso

3300 3255

Fonte: Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia UNESP e UFSM.

4.2 A profissionalização docente na perspectiva dos formadores da UFSM e