• Aucun résultat trouvé

Avaliação da mancha-de-corynespora em diferentes sistemas de condução do mamoeiro no Norte do Espírito Santo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Partager "Avaliação da mancha-de-corynespora em diferentes sistemas de condução do mamoeiro no Norte do Espírito Santo."

Copied!
3
0
0

Texte intégral

(1)

577

Papaya Brasil - 2003

AVALIAÇÃO DA MANCHA-DE-CORYNESPORA EM DIFERENTES SISTEMAS DE CONDUÇÃO DO MAMOEIRO NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

Josimar de Souza Andrade1, Joseli da Silva Tatagiba1, José Aires Ventura2, Hélcio Costa2,

David dos Santos Martins2

1 Pesquisador, Incaper/CNPq, C.P. 62, CEP. 29900-970, Linhares, ES, josimarsa@bol.com.br; 2Pesquisador, Incaper, Rua Afonso Sarlo 160, CEP. 29052-010, Vitória, ES, ventura@incaper.es.gov.br, davidmartins@incaper.es.gov.br.

INTRODUÇÃO

A mancha-de-Corynespora (Corynespora cassiicola (Berk. e Curt.) Wei é a doença que mais frequentemente afeta a cultura do mamão (Carica papaya L.) no norte do estado do Espírito Santo. Dificilmente se constata um mamoeiro que não apresente a doença. Em condições de alta severidade, pode causar morte prematura da folha, mas o principal prejuízo é ocasionado pela depreciação do fruto, devido à presença de manchas na casca, prejudicando sua aparência e reduzindo o valor comercial, apesar de não ser a polpa afetada.

A cultura do mamoeiro pode ser conduzida em diferentes sistemas de manejo, incluindo a escolha de variedades, sistemas de irrigação e de condução de lavoura. As cultivares do grupo Solo mais plantadas são a “Golden” e “Sunrise Solo”; e os sistemas de irrigação têm mudado de pivô central e aspersão convencional para gotejamento e microaspersão com o plantio em fileira simples ou fileira dupla.

Os sistemas de manejo podem influenciar a severidade das doenças, devido ao comportamento das cultivares e dos microclimas gerados pelos espaçamentos e sistemas de irrigação, além dos tratos culturais, como a aplicação de fungicidas e a cobertura vegetal existente. O objetivo deste trabalho é a comparação da severidade da mancha-de-Corynespora em diferentes sistemas de condução de pomares de mamoeiros no norte do Espírito Santo.

MATERIAL E MÉTODOS

As avaliações foram realizadas em uma área de 1 ha de mamão, implantada em julho de 2002, na Fazenda Experimental de Sooretama/Incaper. Essa área foi conduzida no sistema de Produção Integrada. Foram utilizadas duas cultivares (Golden e Sunrise Solo), com dois sistemas de plantio (fileiras simples e duplas) e dois sistemas de irrigação (microaspersão e gotejamento), totalizando oito talhões de 0,25 ha cada. Todos os talhões receberam o mesmo tratamento fitossanitário. As avaliações foram feitas semanalmente, no período de março a setembro de 2003, em 10 plantas previamente marcadas. Avaliou-se a folha da flor recém-aberta, utilizando-se uma escala de severidade de 1 a 9, descrita por Andrade et al. (2002), em que: 1= 0%, 3= <5%, 5= 6-15%, 7= 16-25%, 8= 26-50%, 9= >50% de área lesionada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A mancha-de-Corynespora ocorreu em todos os tratamentos durante o período avaliado. Os meses de maior severidade da doença foram entre maio e junho, confirmando os dados obtidos por Couto et al. (2003). A severidade média nos talhões variou de 2,1 a 6,2.

(2)

578

Papaya Brasil - 2003 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0

Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set

Meses (2003) S e v e ri d a d e ( N o ta ) Fileira Simples Fileira Dupla

FIGURA 2. Severidade da mancha de Corynespora em plantas de mamoeiro, das cultivares Golden e Sunrise

1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0

Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Meses (2003) S e v e ri d a d e ( N o ta ) Microaspersão Gotejo

em plantas de mamoeiro, das

cultivares Golden e Sunrise Solo, cultivado com os sistemas de

irrigação por microaspersão e gotejamento. Sooretama, ES. 2003

semelhante (Figura 1), assim como entre os sistemas de plantio (Figura 2) e os sistema de irrigação (Figura 3). Andrade et al. (2002) avaliaram a doença nas variedades do grupo Solo Sunrise Solo, Improved Sunrise Solo 72/ 12, Baixinho de Santa Amália e Tainung 01 do grupo Formosa, e não encontraram diferença significativa na severidade desta doença.

1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5

Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Meses (2003) S e v e ri d a d e ( N o ta ) Golden Sunrise

FIGURA 1. Severidade da mancha de Corynespora em plantas de mamoeiro, das cultivares Golden e Sunrise Solo em mamoeiro. Sooretama, ES. 2003

FIGURA 1 – Severidade da mancha-de-Corynespora em plantas de mamoeiro, das cultivares Golden e Sunrise Solo. Sooretama, ES. 2003.

FIGURA 2 – Severidade da mancha-de-Corynespora em plantas de mamoeiro, das cultivares Golden e Sunrise Solo, plantadas em fileira simples e dupla. Sooretama, ES. 2003.

FIGURA 3 – Severidade da mancha-de-Corynespora em plantas de mamoeiro, das cultivares Golden e Sunrise Solo, cultivado com os sistemas de irrigação por microaspersão e gotejamento. Sooretama, ES, 2003.

(3)

579

Papaya Brasil - 2003

CONCLUSÃO

Nas condições experimentais em que a pesquisa foi conduzida não se verificou diferença na severidade da mancha-de-Corynespora nas cultivares Golden e Sunrise, nos sistemas de plantio em fileiras simples e dupla e nos sistemas de irrigação por microaspersão e gotejamento.

AGRADECIMENTOS

Aos técnicos agrícolas Galdino, Jean e Raul e colegas do Laboratório de Fitopatologia do Incaper Alcineia, Juarez e Ricaldo, que muito se empenharam na execução deste trabalho.

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, pelo suporte financeiro para execução deste trabalho.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, J.S.; COSTA, A.F.; TATAGIBA, J.S.; VENTURA, J.A.; COSTA, H. Avaliação da mancha-de-Corynespora em diferentes genótipos de mamoeiro. Fitopatologia Brasileira, v. 27 (supl), p. 78, 2002.

COUTO, A.de O.F.; Lima, R. de C.A.; ANDRADE, J.de S.; TATAGIBA, J. da S., FANTON, C. J.; MARTINS, D.dos S.; VENTURA, J.A.; COSTA, H. Ocorrência e incidência de pragas e doenças na cultura do mamoeiro na região produtora do estado do Espírito Santo. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 5; Bento Gonçalves, 2003. Anais... Bento Gonçalves, RS: EMBRAPA Uva e Vinho, 2003. p.106.

Figure

FIGURA 1. Severidade da mancha de Corynespora em plantas de mamoeiro, das cultivares Golden e Sunrise  Solo em mamoeiro

Références

Documents relatifs

domination politique, si l'on considère au moins que celle-ci demeure un axe de l'analyse des politiques publiques. La question est alors de savoir comment la

L'ordre alphabitique semble en effet autoriser une communication plus rapide - ce qui n'est pas nSgligeable' vu 1'ampleur de certains fonds de correspondance —, dans la mesure

Saint Nicolas, 1 1 eglise des chasseurs ; chapelle commemorative de 1'attentat de Karakazov, chapelle sur le pont Nicolas ; eglise reformee allemande, eglise lutherienne de

Ultrasonic Testing, Time Domain, Frequency Domain, Pattern Recognition, Bond Quality, Kissing

In 215 VCU Trials carried out in 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, and 2015 in the rainy growing season in Sergipe, Alagoas, Pernambuco, and Bahia; in the winter growing

The Focusing Gain obtained by Time-reversal technique can be translated into reduced transmit power of PLC systems, hence preventing them from becoming a source of

avec le Conseil communal ; de même, 1e crédit pour les achats de terre est décidé après consultation des syndicals et du Comité local des agriculteurs.. Les taux

Dans cette deuxième partie de l'étude, nous avons élargi l'analyse en mettant l'accent sur la dimension spatiale des processus analysés. En effet, les entreprises