• Aucun résultat trouvé

Presentemente, os serviços Internet são utilizados por todos nós: estudantes, investigadores, empresários, músicos, gestores, simples utilizadores domésticos, entre tantos outros.

Generalizando, poder-se-á dizer que a Internet serve para a procura e/ou troca de conteúdos (informação), com carácter profissional, pessoal ou apenas lúdico.

Serve também como meio de comunicação entre pessoas de todo o mundo, como meio de divulgação de informação, meio de trabalho cooperativo ou de ensino à distância e até como meio para efectuar compras à distância.

Podemos encontrar diversos tipos de utilizações para a Internet:

• Páginas de informação (www);

• O correio electrónico (e-mail);

• Grupos de notícias e discussão (newsgroups);

• Conversação em directo (Mensageiros, IRC, etc).

Correio Electrónico

Inventado por Ray Tomlinson em 1972, o correio electrónico é um dos serviços mais utilizados na Internet. Tomlinson trabalhava na BBN (Bolt, Beranek and Newman), a empresa que inventou o modem em 1963. O correio electrónico, ou e-mail (electronic mail) como também é conhecido, permite comunicar com qualquer utilizador ligado à Internet. Permite fazer chegar a qualquer parte do mundo, em poucos minutos ou segundos, mensagens que podem conter imagens, folhas de cálculo, sons ou outros tipos de ficheiros informáticos. Este serviço será certamente a evolução natural do correio (cartas) tradicional.

Como foi explicado, nos finais dos anos 60, os investigadores ligados à ARPANET utilizavam esta rede principalmente para troca de mensagens e documentos, sendo desde essa altura um dos serviços responsáveis pelo grande sucesso da Internet.

Para se poder enviar e receber correio electrónico é necessário possuir um endereço. Este endereço, denominado precisamente de endereço de correio electrónico, poderá ser por exemplo:

Exemplo 1: nomedeutilizador@domínio.tld Exemplo 2: manuelmonteiro@portugal.eu

É geralmente constituído pelas seguintes componentes. A primeira parte identifica o utilizador que poderá ser uma pessoa, uma empresa ou um departamento, etc. É geralmente uma abreviatura do nome ou número que identifique o utilizador. A segunda componente do endereço são os domínios. Estas duas componentes do endereço são separadas pelo símbolo arroba @.

A Internet | 65

Normalmente um endereço de correio electrónico como nomedeutilizador@domínio.tld lê-se nomedeutilizador "at" domínio.tld, ou manuelmonteiro "está em" portugal.eu. Em temos práticos reflecte o que se passa na realidade, o utilizador manuelmonteiro está ligado por qualquer meio, ao domínio portugal.eu.

Existem grandes vantagens na utilização do correio electrónico. A primeira é a comunicação poder ser assíncrona, não ter tempo nem lugar. Ou seja, na situação de não se poder contactar uma dada pessoa, permite deixar uma mensagem que será recebida mais tarde pelo destinatário.

A segunda vantagem do correio electrónico é o tempo de reflexão inerente a este serviço. A recepção de uma mensagem não implica uma resposta imediata. Por último, a facilidade e rapidez com que se trocam mensagens e documentos faz deste serviço uma excelente ferramenta de competitividade empresarial.

Sob o ponto de vista económico, o correio electrónico traz também algumas vantagens para as empresas, como na poupança em custos de correspondência (envelopes, selos, papel, tempo).

Por outro lado o correio electrónico contribui para a protecção do ambiente, uma vez que dispensa o uso do papel e consequente transporte deste em veículos motorizados, como o carro, os aviões ou o comboio.

POP3, IMAP e SMTP

Criado originalmente em 1984, o Post Office Protocol (POP) é um dos protocolos de correio electrónico mais antigo e que se ainda se encontra em funcionamento. A sua versão mais recente, o POP3, data do ano de 1988. O funcionamento deste protocolo descreve-se com uma sequência.

Em primeiro lugar é criada uma ligação entre a máquina que está a enviar a mensagem e o servidor de correio electrónico ao mesmo tempo que é feita a autenticação do cliente, seguidamente faz a descarga ordenada de todas as mensagens, e por fim, apaga (opcionalmente) as mensagens no servidor e por fim fecha a ligação.

O segundo protocolo que permite o acesso ao correio electrónico é o Internet Message Access Protocol (IMAP). O que o distingue do POP3 é que este protocolo permite gerir as mensagens no próprio servidor, em vez de as descarregar para o computador, sendo possível, por exemplo, só descarregar a mensagem quando esta for aberta. Ao contrário, o POP descarrega todas para posteriormente serem abertas na maquina local.

Para além desta funcionalidade, o IMAP ainda permite vários acessos à mesma caixa de correio electrónico permitindo o trabalho em equipa. O IMAP permite também a possibilidade de organizar as mensagens por pastas, colocar marcadores ou mesmo guardar rascunhos, tudo sempre sincronizado com o servidor de correio electrónico.

A Internet | 66 Ilustração 46: Esquema simplificado de envio e recepção

de e-mail

O envio das mensagens é feito através de outro protocolo, o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP). A função deste protocolo é em quase tudo similar ao POP, mas, ao contrário deste, a sua função é enviar do computador local para um servidor que depois o há-de reencaminhar. O mesmo protocolo é também utilizado no reencaminhamento da mensagem entre servidores.

Os protocolos descritos, nas suas versões mais actuais permitem o envio e a recepção de mensagens de correio electrónico em todos os seus formatos (texto simples ou HTML), incluindo os anexos, e suportam também encriptação das ligações entre os clientes de e-mail e os servidores de correio electrónico.

IRC e serviços de mensageiro instantâneo

O Internet Relay Chat (IRC) é um serviço criado em 1988 por Jarkko Oikarinen. É também um software cliente-servidor que permite a diversos utilizadores "conversarem" em tempo real compartilhando o mesmo canal virtual de comunicação. Este serviço está em expansão por ser uma alternativa mais económica aos elevados custos das chamadas telefónicas internacionais.

Neste serviço, tudo o que se escreve no teclado é imediatamente transmitido para todos os utilizadores ligados no mesmo canal. Muitos destes canais são usados para conversas informais porém existem alguns que são dedicados a temas específicos.

Existe geralmente neste tipo de programa uma janela com uma lista que representa todos os utilizadores ligados nesse canal no momento. A janela principal do IRC é a aquela onde todos podem escrever. Existe porém a possibilidade de comunicar apenas com um dos utilizadores em particular.

Um mensageiro instantâneo ou comunicador instantâneo (também IM, do inglês Instant Messaging) é um programa que permite, através de um servidor central, o envio e a recepção de mensagens de texto em tempo real.

Através deste serviço o utilizador é informado sempre que algum contacto previamente registado na respectiva lista de contactos, está online. Sempre que ambos estejam contactáveis, é possível manter conversações através de mensagens de texto as quais são recebidas pelo destinatário instantaneamente. Normalmente estes programas incorporam diversos outros recursos, como envio de emoticons35, o envio de ficheiros, conversação em áudio e vídeoconferência (se o computador possuir uma webcam).

35Forma de comunicação paralinguística, um emoticon, palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone) (em alguns casos chamado smiley) é uma sequência de caracteres tipográficos, tais como: :), ou ^-^ e :-); ou, também, uma imagem (usualmente, pequena), que traduz ou quer transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial (Fonte: Wikipédia).

A Internet | 67

Ilustração 47: Vista da janela de um software de IRC (mIRC)

Abaixo encontra-se uma lista de serviços de mensageiros instantâneos actualmente

Este serviço, um dos mais antigos na Internet, é a mais conhecida aplicação de transferência de ficheiros existente. A utilização de um programa de FTP é semelhante à utilização de programas tipo "Gestor de ficheiros" do Windows 3.1 ou do "Explorer" do Windows 95. Num programa de FTP apenas necessitamos de nos conectar a um servidor de FTP e daí teremos acesso a todos os ficheiros disponibilizados por este. A navegação no "mar" de ficheiros existentes é exactamente igual à navegação nos programas supra citados. Basta pois arrastar os ficheiros que interessam para o disco local para que se inicie a transferência.

Estes servidores nem sempre dão acesso livre a todos os utilizadores. Sempre que seja requerido um "utilizador" e uma "palavra passe" os utilizadores deverão aceder a este serviço escrevendo apenas "anonymous" (anónimo) no nome do utilizador. Desta forma a grande maioria dos servidores de FTP dão acesso aos seus ficheiros mesmo que de forma limitada.

Documents relatifs