• Aucun résultat trouvé

Uma rede de computadores são simplesmente dois ou mais computadores que podem comunicar uns com os outros. Dependendo da sua dimensão uma rede poderá ser classificada como uma LAN ou como uma WAN. As LAN (Local Area Network) ligam computadores que estão próximos uns dos outros, vulgarmente conhecidas como redes locais. As WAN (Wide Area Networks) ligam computadores separados por grandes distâncias.

Um dos maiores desafios para os pioneiros das redes informáticas era o problema da coordenação das comunicações entre computadores ligados entre si.

O problema consistia na utilização das ligações entre redes, normalmente ligadas através de um cabo (canal de comunicação). Se dois computadores, um em cada rede, estivessem em comunicação entre si durante muito tempo, iriam monopolizar as redes, não permitindo que outros computadores também utilizassem o canal de comunicação existente. Para resolver este problema foi desenvolvido um esquema de comunicação que permite cada utilizador da rede

Redes de computadores | 59

Ilustração 41: Topologia em malha que representa uma Rede descentralizada

enviar pequenos blocos de dados, chamados pacotes, partilhando os canais de comunicação por todos. As redes são chamadas por vezes de redes de pacotes ou redes de comutação de pacotes por usarem esta tecnologia.

Protocolos

Os computadores ligados a uma rede necessitam de ter uma linguagem comum para poderem comunicar e interagir. A esta linguagem é dado o nome de protocolo. Na Internet, os protocolos permitem que cada computador comunique com todos os outros, independentemente da sua plataforma (PC, Mac ou *Unix).

O meio de transmissão é a parte mais básica de uma rede. As WAN’s (Wide Area Networking) usam habitualmente a estrutura física das companhias de telecomunicações, que oferecem linhas digitais ou analógicas (as últimas, hoje já raras) e que conseguem interligar dois computadores em praticamente qualquer parte do mundo.

Na Internet existem dois protocolos que permitem a comunicação e troca de informação entre computadores. São o Transmission Command Protocol (TCP) e o Internet Protocol (IP). Por serem estes os principais responsáveis pelas comunicações na Internet, são usualmente referidos em conjunto como TCP/IP.

A ARPA (Advanced Research Projects Agency), braço direito do DoD (Departamento de Defesa dos Estados Unidos) na área da investigação, financiava investigadores universitários para estudarem variadíssimas matérias. Esta organização achou interessante a ideia de ligar estes investigadores entre si e com o Pentágono. Esta ligação foi efectuada usando a ARPANET da qual se falou anteriormente.

A ARPANET funcionava com um protocolo designado Network Control Protocol (NCP). O NCP foi mais tarde “refinado” em dois componentes, o IP e o TCP. A mudança do NCP para o TCP/IP é a diferença técnica entre a ARPANET e a Internet.

TCP/IP

O TCP/IP é baseado no modelo "catenet" que assume que a rede é constituída por um elevado número de sub-redes ligadas através de interlocutores (gateways). Em termos práticos um utilizador terá a possibilidade de aceder a qualquer recurso em qualquer uma destas sub-redes.

Para tal apenas necessita de saber o endereço Internet (IP) do sistema que quer aceder. Estes endereços, conhecidos como endereços IP, são números de 32 bits, como por exemplo 120.100.23.2. São representados por 4 conjuntos de 3 números separados por pontos.

DNS

Embora os endereços IP sejam fundamentais para o funcionamento do TCP/IP, é impensável ao ser humano decorar cada conjunto respectivo a cada recurso. Desta forma existe associado a

Redes de computadores | 60 Ilustração 42: Esquema simplificado do protocolo

TCP/IP

cada recurso da Internet um nome, constituído por caracteres alfanuméricos, mais fácil de decorar e de usar. Este esquema de nomes usados na Internet designa-se por Domain Name System (DNS). Resumidamente, cada computador, também chamado de domínio (neste contexto), é designado por uma sequência de grupos alfanuméricos separados por um ponto. Por exemplo, o computador que presta o serviço de ligação da Sapo à Internet tem o domínio:

www.sapo.pt

Estes domínios têm uma estrutura hierárquica. A componente da direita, chamado de nível topo do DNS, é a parte mais importante. Esta parte identifica a origem do nome, pode representar a sigla de um país, ou o tipo de organização, académica ou comercial entre outras. A tabela seguinte ilustra alguns dos possíveis domínios. A segunda componente da direita identifica, normalmente, a organização que está ligada à Internet. A componente mais à esquerda identifica o nome de um computador. Porém, o exemplo mostrado não define a generalidade dos endereços existentes. Por hipótese, se a Sapo pretendesse atribuir um computador servidor a cada distrito, poderiam ter os domínios www.leiria.sapo.pt e www.porto.sapo.pt representando respectivamente o distrito de Leiria e o Distrito do Porto.

Porém os protocolos de comunicações não usam os domínios dos computadores para comunicar, usam apenas endereços IP. Para que isso seja possível existem servidores DNS que fazem a “tradução” dos domínios em endereços IP.

Domínio Atribuição

O termo Internet provém da conjugação dos dois termos INTERconnected NETworks (redes interligadas) e como já foi referido, teve a sua origem nos Estados Unidos nos anos 60. As primeiras ferramentas que apareceram foram o correio electrónico e a transferência de ficheiros, a Word Wide Web, mais conhecida por Web, foi um dos últimos serviços a aparecer.

A Internet é uma rede mundial de computadores interligados através de redes cabladas, redes de telefones móveis, ligações por satélite e fibras ópticas, em que não importa a marca ou o modelo do computador que está a ser utilizado ou o que é que o interconecta. Para que seja

A Internet | 61

possível esta conectividade, toda a infraestrutura assenta numa regra básica: todos os integrantes devem “falar” a mesma língua. Ou seja, utiliza-se um conjunto de protocolos e serviços conhecidos, partilhados e utilizados em comum.

A comunicação pode ocorrer sob diversas formas. Dados puros, voz, vídeo, ou mesmo a união de todas estas componentes são denominados por multimédia. Porém a multimédia requer cada vez mais velocidade nas transmissões.

Documents relatifs