• Aucun résultat trouvé

Logros significativos 2018 : Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Partager "Logros significativos 2018 : Brasil"

Copied!
2
0
0

Texte intégral

(1)

Logros significativos

2018

• O Instituto Interamericano de Cooperação para a

Agricultu-ra (IICA) desenvolveu 1.015 produtos técnicos ao longo do ano, resultando em uma execução de recursos financeiros recorde nos últimos 20 anos. Os produtos e resultados técni-cos foram alcançados no âmbito dos projetos de cooperação técnica com órgãos federais e estaduais e com parcerias es-tratégicas com fundos internacionais e bancos multilaterais de financiamento, em temas relacionados com crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, bem-estar nos territórios rurais, comércio internacional e promoção de um modelo de agricultura inclusivo com ecossistemas adapta-dos às mudanças climáticas.

• O IICA identificou e negociou quatro novos projetos de

coo-peração técnica (PCT) e 12 revisões e aditivos de projetos vigentes com o governo brasileiro e organismos multilate-rais, mobilizando US$19.277.950,00 em recursos externos em temas prioritários das instituições nacionais e internacio-nais vinculados a agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, inclusão produtiva, acesso à água, agricultura irrigada, compras públicas, tecnologias sociais, desenvolvi-mento territorial e agrometeorologia.

• No âmbito da parceria com o Ministério da Integração

Na-cional, o Instituto contribui para o desenvolvimento do Es-tudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental com o uso de fontes renováveis de energia para o Projeto de Inte-gração do Rio São Francisco (PISF). O estudo avaliou e pro-pôs a adoção de fontes renováveis (hídrica, solar e eólica), ao longo das estruturas e áreas disponíveis no PISF, a fim de suprir a energia necessária para operação do empreendimen-to e posterior comercialização do excedente a ser gerado. Haverá uma economia de mais de R$350.000.000,00/ano para o governo federal e os governos estaduais em virtude das soluções energéticas adotadas, com uma taxa de retorno sobre o investimento pay back de três anos.

• O IICA e o Ministério da Integração Nacional instituíram

o Plano Diretor de Agricultura Irrigada do Distrito Federal (http://pdaidf.mi.gov.br/). O plano foi concebido para ser um instrumento de política pública para o setor da agricul-tura irrigada, de caráter estratégico, destinado a fornecer orientações e a estabelecer indicadores, além de orientar empreendimentos e investimentos do setor.

• No âmbito da cooperação entre o IICA e o Ministério das

Cidades, 600 profissionais foram capacitados de forma presencial na área de regulação e fiscalização dos ser-viços de abastecimento de água e saneamento básico. Assim mesmo, o conteúdo do curso foi disponibilizado à distância, com expectativa de alcance de mais de 3.000 profissionais adicionais. O Programa de Capacitação REGULASAN/INTERAGUAS tornou-se referência no setor, e o curso será incorporado aos processos de capa-citação por todos os reguladores de serviços de sanea-mento, de acordo com a Associação Brasileira de Agên-cias de Regulação (ABAR).

2018

Logros significativos

(2)

http://www.iica.int/es

• A viabilidade do Projeto de Reúso Agrícola no Distrito

Fe-deral foi analisada, em parceria com o Ministério das Cida-des. Diante do cenário de escassez hídrica na região Centro Oeste do Brasil, que afeta significativamente a produção agrícola local, o estudo avaliou parâmetros que subsidiem a regulamentação do reúso de água não potável na região do entorno do Distrito Federal em benefício da produção agrícola local.

• Quase 21.600 agricultores, jovens e mulheres rurais foram

capacitados em parceria com o Projeto Paulo Freire, a fim de contribuir para a redução da pobreza rural em 31 municí-pios cearenses por meio das oficinas de “Capacitação sobre as políticas públicas disponíveis para os povos do Semiári-do”, que têm por finalidade o desenvolvimento do capital humano e social e o desenvolvimento produtivo sustentável pautado na geração de renda para os agricultores.

• No Estado do Piauí, o IICA promoveu o Terceiro

Intercâm-bio para a Juventude Rural: Formação de Facilitadores em

Gestão Social, Organização e Empreendedorismo, capaci-tando jovens empreendedores de cinco Estados do Nordes-te: Piauí, Sergipe, Maranhão, Ceará e Bahia.

• Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social

(MDS), foi realizado um intercâmbio de experiências entre o Brasil e os países do Caribe, que teve como objetivo o compartilhamento de experiências e a definição de estraté-gias em apoio à construção de políticas públicas de acesso a alimentos saudáveis e ao combate à pobreza. O intercâmbio contou com a participação de Ministros e Vice-Ministros da Agricultura de 11 nações do Caribe.

• O IICA contribui para o Processo Regional do Oitavo

Fórum Mundial da Água, que, entre outros objetivos, pro-curou identificar boas práticas e ações inovadoras para melhorar a gestão e a conservação da água em áreas rurais do continente americano. O Fórum, realizado em Brasília, em março de 2018, reuniu cerca de 50 países e 120.000 participantes.

Références

Documents relatifs

Notations.. : Variable cost of holding one unit of item i by the end of period t. : Expected maintenance cost when preventive maintenance task is carried out in period t. )

The microelectronic higher education in France is organized through a 35-year old national network, the National Coordination for Education in Microelectronics and

In this paper we propose a new solution that relies on a com- bination of Convolutional Neural Network (CNN) and Long Short Term Memory (LSTM) applied on particular regions of the

L’identification de tissus sert à améliorer les calculs de distribu- tion de dose Monte Carlo, qui requièrent à la fois une information sur la densité élec- tronique et sur le type

Nous avons ensuite utilisé les résultats obtenus lors de l’étape de segmentation afin de déterminer un champ de déformation surfacique. Ce champ de déformation est par la

3- Le comportement de l’italien avec che pour les mêmes classes de Conjs Les constituants que nous avons vus introduits de manière inattendue par de/de en présence de

Au fil du temps, avec l’apparition de nouveaux enjeux (décentralisation, expérimentation d’approche de type développement local), l’accent est mis sur quelques axes forts

En particulier nous définissons les deux modèles finis que nous utilisons, à savoir les systèmes de transitions étiquetées avec entrées et sorties (IOLTS) et les systèmes