• Aucun résultat trouvé

Correlação entre as dimensões da CES (Versão Real e Preferido) e os

PARTE II - ESTUDO EMPÍRICO

CAPÍTULO 6: APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

6.7. Correlação entre as dimensões da CES (Versão Real e Preferido) e os

Procedeu-se a análise das correlações entre as dimensões da Escala de Clima de sala de aula e os domínios da Escala de Sentimentos face à Escola, no sentido de determinar o grau de associação entre variáveis.

Capit ulo 6:

Apresentação e Análise dos Resultados

60

Tabela 15 - Análise das correlações entre as dimensões da CES (Versão Real) e os domínios da ESFE

**. A correlação é significativa ao nível 0,01

*. A correlação é significativa ao nível 0,05

A análise da Tabela 15, permitiu verificar que existem correlações positivas e estatisticamente significativas entre todas as dimensões da CES (Versão Real) e os domínios da ESFE.

Relativamente ao índice total da CES foram encontradas correlações elevadas e estatisticamente significativas ao nível de p<0,01 nas seguintes dimensões do valor mais elevado para o inferior: DR (r=0,891); DMMS (r=0,788) e DDP (r=0,719). Deste modo, os dados parecem sugerir que a DR é a que mais se relaciona e contribui para índice total de percepção do clima de sala de aula real, ou seja, a natureza e intensidade das relações pessoais. Por outro lado, verificaram-se correlações moderadas e estatisticamente significativas ao nível de p<0,01 entre a DR e a DMMS (r=0,513) e com a DPR (r=0,460). Por sua vez também se verifica correlações estatisticamente significativas entre DDP e DMMS (r=0,476). Estes resultados, na versão real, sugerem que a natureza e intensidade das relações pessoais relaciona-se mais com a capacidade de crescimento e desenvolvimento pessoal do que as capacidades de ordem e organização, clareza, controlo e inovação, apesar de também existir uma correlação estatisticamente significativa.

No que respeita ao índice total da ESFE foram encontradas correlações entre o domínio SVE (r=0,832) e o domínio PRS (r=0,825). Deste modo, os dados parecem sugerir que a forma como os alunos se sentem na sala de aula e a forma como D. R D. DP D. MMS CES t. D. SVE D. PRS ESFE t.

D. R 1 0,460** 0,513** 0,891** 0,315** 0,316** 0,381**

D. DP 1 0,476** 0,719** 0,139* 0,197** 0,202**

D. MMS 1 0,788** 0,252** 0,205** 0,276**

CES t. 1 0,311** 0,312** 0,376**

D. SVE 1 0,372** 0,832**

D. PRS 1 0,825**

ESFE t. 1

Capit ulo 6:

Apresentação e Análise dos Resultados

61

sentem que os professores se preocupam e ajudam, se relaciona mais com os Sentimentos atribuídos à Escola. Porém a forma como os alunos se relacionam entre si, sobretudo com os pares/amigos, bem como a integração dos jovens nas actividades, parece ser igualmente importante na atribuição de sentimentos positivos face à escola.

Os resultados também demonstraram correlações estatisticamente significativas, embora reduzidas, ao nível de p<0,01 entre o índice total da ESFE e os domínios da CES, do valor mais elevado para o mais baixo: DR (r=0,381), DMMS (r=0,276) e DDP (r=0,202). Deste modo os resultados parecem sugerir que a Dimensão de Relacionamento, ou seja, o envolvimento dos alunos no contexto de sala de aula através do apoio e ajuda que são dados uns aos outros (Fisher & Fraser, 1983) se relaciona mais com a atribuição de sentimentos positivos face à escola. Neste sentido, a dimensão que mais se relaciona após a mencionada é a DMMS (capacidades de ordem e organização) e por fim a DDP (capacidade de independência, competição e autonomia). Segundo estes resultados, a dimensão de relacionamento parece ser a base de um contínuo, no sentido que proporciona a longo prazo e desenvolvimento pessoal.

A mesma análise das correlações foi efectuada entre as dimensões da Escala de Clima de sala de aula (Versão Preferido) e os domínios da ESFE. Relativamente ao índice total da escala CES verificaram-se correlações positivas e elevadas ao nível de p< 0,01 entre esta e: DMMS (r=0,870); DR (r=0,856) e DDP (r=0,736). Estes resultados parecem sugerir que os alunos preferem/precisam de ambientes ordenados e organizados, claros, controlados e propensos à inovação. Por sua vez, a dimensão mais relacionada com a DMMS manifesta ser a DR, ou seja, a capacidade de envolvimento, coesão, suporte das relações pessoais. A dimensão menos relacionada, apesar de também demonstrar uma relação positiva e moderada é a DDP que manifesta a capacidade de independência, competição e autonomia. A DR parece funcionar como uma variável moderadora ou a variável base, entre a capacidade de ordem e organização e a capacidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Capit ulo 6:

Apresentação e Análise dos Resultados

62

Tabela 16 - Análise das correlações entre as dimensões da CES (Versão Preferido) e os domínios da ESFE

*. A correlação é significativa ao nível 0,05

Relativamente à influência dos domínios da ESFE no índice total da CES, verificaram-se correlações entre a CES (total) e o DSVE (r=0,202), contudo não se verificaram correlações estatisticamente significativa entre o DPRS. Deste modo, o DSVE parecem contribuir para uma percepção ideal do clima de sala de aula, e contrariamente a percepção das relações sociais parece não ter influência no índice total da percepção de clima de sala de aula preferido, dados que se confirmam que a inexistência de relação entre o DSVE e a DR da CES.

Por outro lado, verificou-se correlações estatisticamente significativas, embora baixas, ao nível de p<0,05 entre o índice total da ESFE e as dimensões da escala CES, na seguinte distribuição (do valor mais elevado para o valor inferior): DDP (r=0,161); DMMS (r=0,152) e DR (r=0,131). Deste modo os dados parecem sugerir que a preferência dos alunos por uma ambiente com índices significativos de independência, competição e autonomia estejam mais relacionados com os sentimentos atribuídos á escola. Posteriormente pelas capacidades de ordem e organização (DMMS) e por fim, a variável que parece ter tido menos influência terá sido a capacidade de envolvimento, coesão e suporte (DR).

No que respeita aos domínios da ESFE, e em específico a DPRS não se verificaram relações entre este domínio e as dimensões da CES. Deste modo, a percepção dos alunos sobre as relações sociais que estabelecem parece não ter relação com a percepção do clima de sala de aula ideal, mas sim com as capacidade de crescimento e desenvolvimento pessoal (r=0,227), bem como com as capacidades de ordem e organização, clareza, controlo e inovação (r=0,199).

Capit ulo 6:

Apresentação e Análise dos Resultados

63

Estes resultados parecem sugerir um contínuo no processo de aprendizagem, considerado pelos alunos como ideal, onde a base surge da percepção de índices da DR que por sua vez influencia a DMMS e esta por sua vez a DDP. Estes resultados parecem ganhar mais consistência pelas correlações estatisticamente significativas encontradas (embora reduzidas) entre o índice total dos SFE e que admitiram a seguinte distribuição: DDP, DMMS e DR. Deste modo, a dimensão mais relacionada com os SFE, na percepção do clima de sala de aula ideal é a DDP, ou seja, as capacidade de independência, competição e autonomia.

6.8. Estudo da variável Dificuldades de Aprendizagem (DA) na