• Aucun résultat trouvé

4. TRATAMENTO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

4.3. Análise inferencial

4.3.1. Análise bivariada

A análise bivariada (ver anexo 5) será efetuada com base no teste de associação de variáveis do Qui-Quadrado (χ2) (Hill & Hill, 2009). Através deste teste pretende-se saber se existe significância estatística na associação entre as categorias de colunas e linhas de ambas as variáveis utilizadas nas tabelas cruzadas (Collis & Hussey, 2009).

Foram efetuados quatro testes onde se consideraram 4 variáveis independentes e uma variável dependente (ver tabela 31). A hipótese nula (H0) considera que não existe qualquer associação entre as duas categorias das variáveis de cada teste de hipóteses.

Tabela 31 - Hipóteses e variáveis dependente e independentes

Fonte:Elaboração própria

Hipótese 1 (H1)

“A adoção do social mediaestá associada ao tipo de indústria ou setor onde a empresa está inserida.”

A hipótese H1 terá como objetivo testar o nível de associação existente entre as variáveis dependente (Utiliza SM?: Sim/Não) e independente (Setor de Atividade), sendo a hipótese nula representada por H0,conforme se observa na tabela 32.

Tabela 32 - Hipótese de Investigação – Hipótese H1

Fonte:Elaboração própria

Nº Hipótese Var. Independentes Var. Dependente

Mercados Intern. (Perg. 1.5) Código: VD12_MI Tipo deEscala:Dummy/ Nominal H1 Tipo deEscala:Dummy/ Nominal

H4

Nº Hipótese Hipóteses de Investigação

H0 - A adoção dosocial medianão está associada ao tipo de indústria ou setorde atividade onde está inserida.

H1 - A adoção dosocial mediaestá associada ao tipo de indústria ou setor de atividade onde está inserida.

H1

Na tabela 33 poderá observar-se a estatística de teste (Pearson Chi-Square) e a probabilidade de significância associada Asymp. Sig (2-sided), sendo op-value= 0,000 e ≤ ߙ= 0.05 pelo que se rejeita a hipótese nula de que a adoção do social media é independente do setor ou indústria onde a empresa está inserida. No entanto, a nota de rodapé do quadro da estatística do teste do Qui-Quadrado (45 cells (90,0%) have expected count less than 5, The minimum expected count is ,41) indica que o teste do Qui-Quadrado não se poderá aplicar com rigor.

Tabela 33 - Estatística de teste do Qui-Quadrado - H1

Neste caso, a hipótese inicial de que a adoção do social media está associada ao tipo de indústria ou setor onde a empresa está inserida não poderá confirmar-se com a segurança necessária.

Hipótese 2 (H2)

“A adoção do social media está associada a empresas que atuam em mercados internacionais.”

A hipótese H2 terá como objetivo testar o nível de associação existente entre as variáveis dependente (Utiliza SM?: Sim/Não) e independente (Mercados Internacionais), sendo a hipótese nula representada por H0, conforme se observa na tabela 34.

Tabela 34 - Hipótese de Investigação – Hipótese H2

Fonte: Elaboração própria

No quadro seguinte poderá observar-se a estatística de teste (Pearson Chi-Square) e a probabilidade de significância associada Asymp. Sig (2-sided), sendo o p-value = 0,555/2 = 0,277 e> ߙ= 0.05 4pelo que não se rejeita a hipótese nula de que a adoção do social media é independente das empresas que atuam em mercados internacionais (ver tabela 35).

Neste caso, a hipótese inicial esperada, de que a adoção do social media está associada a empresas que atuam em mercados internacionais não se confirma, dada a independência verificada entre as variáveis dependente e independente do teste. Logo, as conclusões verificadas por Câmara e Simões (2007) relativamente às pequenas e médias empresas, não são extensíveis às grandes empresas constituintes da amostra do estudo.

Tabela 35 - Estatística de Teste do Qui-Quadrado – Hipótese H2

4 O valor da estatística de probabilidadep-value terá de ser dividido por 2 visto as variáveis utilizadas nos testes serem todas de tipo unilateral.

Nº Hipótese Hipóteses de Investigação

H0 - A adoção dosocial medianão está associada a empresas que atuam emmercados internacionais.

H1 - A adoção dosocial mediaestá associada a empresas que atuam emmercados internacionais.

H2

Os resultados aparentam estar alinhados com Perrigot et al. (2012) quando afirmaram que não existia qualquer tipo de associação entre a internacionalização de empresasfranchisadorase a sua presença na rede socialFacebook.

Hipótese 3 (H3)

“A adoção dosocial mediaestá associada à idade dos consumidores.”

A hipótese H3 terá como objetivo testar o nível de associação existente entre as variáveis dependente (Utiliza SM?: Sim/Não) e independente (Idade do Principal Público-alvo), sendo a hipótese nula representada por H0,conforme se observa na tabela 36.

Tabela 36 - Hipótese de Investigação – Hipótese H3

Fonte: Elaboração própria

No quadro seguinte poderá observar-se a estatística de teste (Pearson Chi-Square) e a probabilidade de significância associada Asymp. Sig (2-sided), sendo o p-value = 0,000 e ≤ ߙ= 0.05 pelo que se rejeita a hipótese nula de que a adoção do social mediaé independente da Idade dos Consumidores das empresas (ver tabela 37).

Tabela 37 - Estatística de Teste do Qui-Quadrado – Hipótese H3 H0 - A adoção dosocial medianão está associada à idade dos consumidores.

H1 - A adoção dosocial mediaestá associada à idade idade dos consumidores

H3

Por outro lado, poderá observar-se um valor de Pearson Chi-Square elevado (35,973), significando que quanto maior for este valor, maior o afastamento da hipótese nula, confirmando assim a sua rejeição.

Com os resultados obtidos, verifica-se que a hipótese inicial esperada, de que a adoção do social media está associada à idade dos consumidores das empresas se confirma. Assim, conclui-se que relativamente à amostra inquirida, há uma maior propensão para que as empresas cujos principais produtos ou serviços comercializados tenham como público-alvo os mais jovens, indiciem um nível superior de adoção das plataformas/aplicações do social media nas suas estratégias de comunicação. Importa, no entanto, salientar que deve existir algum cuidado na interpretação que se faz desta conclusão pelo facto de 40,9% das empresas inquiridas não terem considerado aplicável a classificação por público-alvo.

Hipótese 4 (H4)

“A adoção dosocial medianão está associada ao canal B2C”

A hipótese H4 terá como objetivo testar o nível de associação existente entre as variáveis dependente (Utiliza SM?: Sim/Não) e independente (Tipo de cliente Principal), sendo a hipótese nula representada por H0,conforme se observa na tabela 38.

Tabela 38 - Hipótese de Investigação – Hipótese H4

Fonte: Elaboração própria

Na tabela 39, poderá observar-se a estatística de teste (Pearson Chi-Square) e a probabilidade de significância associada Asymp. Sig (2-sided), sendo op-value= 0,000 e ≤ ߙ= 0.05 pelo que se rejeita a hipótese nula de que a adoção do social media é independente do canal B2C. Por outro lado, poderá observar-se um valor de Pearson Chi-Square elevado (22,220), significando que quanto maior for este valor, maior o afastamento da hipótese nula, confirmando assim a sua rejeição.

H0 - A adoção dosocial medianão está associada ao canal B2C.

H1 - A adoção dosocial mediaestá associada ao canal B2C.

H4

Tabela 39 - Estatística de Teste do Qui-Quadrado – Hipótese H4

Com os resultados obtidos, verifica-se que a hipótese inicial esperada, de que a adoção do social media não está associada ao canal B2C não se confirma. Logo, aparenta haver alguma tendência para que a adoção dosocial mediaesteja associada ao canal B2C.