• Aucun résultat trouvé

Alemanha, primeira metade do séc. XX: Berg, Lulu (1937)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Partager "Alemanha, primeira metade do séc. XX: Berg, Lulu (1937)"

Copied!
1
0
0

Texte intégral

(1)

RDP – Antena 2

Programa: “O Véu Diáfano”

Comunicação sobre:

Alemanha, primeira metade do séc. XX: Berg, Lulu (1937)"

Quinta-feira, 27/01/2011, 23h00 Quinta-feira, 03/02/2011, 13h00

Duração da comunicação: 60 minutos

Resumo:

Alban Berg, Lulu: ópera póstuma, estreada numa primeira versão, parcial, em Zurique, em Junho de 1937, dois anos após a morte do compositor. Do terceiro e último acto da obra ficara a partitura vocal completa, mas com muitas partes por orquestrar.

Após o sucesso de Wozzeck, estreado no dia 14 de Dezembro de 1925 na ópera de Berlim, Alban Berg (então com 40 anos) viu-se confrontado com o desejo de escrever uma nova ópera.

O projecto demorou, no entanto, tempo a ganhar forma. Berg hesitou entre os vários temas que lhe interessavam e chegou mesmo a começar alguns esboços sobre uma peça de Gerhart Hauptmann intitulada E Pippa dança.

Se bem que não tenha sido esta a peça utilizada para a composição da ópera, todo o universo dramático de Lulu já aqui aparece anunciado: a personagem feminina no centro de toda a acção; a "atracção sensual"

como tema generalizado; a "morte" como limite da acção total e das acções parciais ao longo da obra.

Lulu tem finalmente como base duas peças do dramaturgo alemão Frank Wedekind: O espírito da terra e A caixa de Pandora peças que Berg conhecia desde a adolescência e que (pelo menos uma delas) ele terá visto pela primeira vez representada em 1905, em Viena, (portanto com os seus 20 anos).

Estas duas peças de Wedekind formavam originalmente uma só peça em cinco actos, que o dramaturgo separou formando assim duas peças, num conjunto de sete actos. Alban Berg vai portanto realizar à partida todo um trabalho de reunificação das duas peças, tendo no final uma divisão em sete cenas, com uma separação, um interlúdio instrumental que serve de base à projecção de um filme mudo carregado de simbolismos, onde se vê Lulu ser presa, levada a tribunal, ser condenada, depois a chegada ao hospital após contrair a cólera, e a fuga ao fim.

Références

Documents relatifs

Consigne : Reconstituer le titre de cet album dans les

para Manuel severim de Faria e }úanuel dÊ FaÍia e sousa, oom um entusiasmo que, neste último raí4 o fanatísmo, Camões é o poeta épico ma[s imporüante de

[r]

NUAGE ALLUME ACACIA ANANAS ACCORDEON allume acacia accordéon nuage ananas. MAÎTRISE DE LA LANGUE : BOMBYX DESSINE DES LETTRES

[r]

[r]

On enlève1 point par erreur... On enlève1 point

Lulu se rend à l’école, la maîtresse part en réunion, Rien-ne-sert trouve le mot de la maîtresse et part avec5. Lulu et ses amis sont à l’école, la maîtresse est