• Aucun résultat trouvé

Proposta  CEP  

Apêndice XI– Consentimento

CONSENTIMENTO INFORMADO, ESCLARECIDO E LIVRE PARA PARTICIPAÇÃO EM ESTUDOS DE INVESTIGAÇÃO (de acordo com a Declaração de Helsínquia e a Convenção de Oviedo) Título do estudo:

Adequação dos espaços em contexto pediátrico: Uma estratégia de Enfermagem à participação da criança/família no processo de cuidados.

Enquadramento: No âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem em Associação na área de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica Pretendendo-se adequar os espaços, ás necessidades dos utentes pediátricos destas faixas etárias, promovendo um ambiente de descontração, apropriado à comunicação com a criança/família, onde possam ser desenvolvidas estratégias motivadoras direcionadas à criança/família, tendo como finalidade a sua participação no processo de cuidados. Os efeitos traumáticos, geradores de stress e ansiedade que poderão advir do o contacto com as instituições de saúde encontram-se amplamente descritos na bibliografia e poderão ter repercussões que em muitos casos permanecem até à idade adulta. Todas as medidas que possam contribuir para a minimização destes efeitos são de extrema importância no sentido da proteção da criança contribuindo para um ambiente mais humanizado/adequado e facilitador da relação criança/família e enfermeiro.

Explicação do estudo:

Este estudo será realizado a partir da análise de um questionário a ser aplicado durante o estágio final do curso de Mestrado em Enfermagem em Associação na área de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este questionário tem como temática a adequação dos espaços em contexto pediátrico, e pretende caracterizar a opinião dos enfermeiros relativamente à importância das várias intervenções estruturais realizadas no sentido da adequação dos espaços físicos em idade pré-escolar e escolar e quais as intervenções de maior pertinência. A confidencialidade e o anonimato dos dados são garantidos, servindo os mesmos apenas o propósito académico e a tentativa de melhorar continuamente o serviço e a equipa, indo ao encontro das expectativas da população.

Confidencialidade e anonimato:

As informações obtidas a partir do preenchimento dos questionários serão de acedidas exclusivamente pelo responsável do estudo. Nos questionários a serem aplicados não serão requisitadas informações que possam levar á identificação dos utentes ou familiares, sendo garantido a total anonimato aos quais os mesmo dizem respeito.

Grato pela sua colaboração O responsável - Emanuel Garcês E-mail – himanage@hotmail.com Assinatura:

_______________________________________________________________________

Por favor, leia com atenção a seguinte informação. Se achar que algo está incorreto ou que não está claro, não hesite em solicitar mais informações. Se concorda com a proposta que lhe foi feita, queira assinar este documento.

Declaro ter lido e compreendido este documento, bem como as informações verbais que me foram fornecidas pela pessoa que acima assina. Foi-me garantida a possibilidade de, em qualquer altura, recusar participar neste estudo sem qualquer tipo de consequências. Desta forma, aceito participar neste estudo e permito a utilização dos dados que de forma voluntária forneço, confiando em que apenas serão utilizados para esta investigação e nas garantias de confidencialidade e anonimato que me são dadas pelo investigador.

Nome: … … … …... … … … …... … … … Assinatura:… … … …... … …… … … Data: …… /…… /………..

ESTE DOCUMENTO É COMPOSTO DE 1 PÁGINA E FEITO EM DUPLICADO : UMA VIA PARA O INVESTIGADOR , OUTRA PARA A PESSOA QUE CONSENTE.

Apêndice XII– Revisão Sistemática da Literatura

Estratégias ambientais em instituições de saúde pediátricas promotoras da diminuição da ansiedade na criança e jovem: Uma

Revisão Sistemática da Literatura

Environmental Strategies in Pediatric Health Institutions Promoting the Reduction of Anxiety in Children and Young People: A

Systematic Review of Literature

Autores:

Emanuel Garcês: Licenciado em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Viseu, Enfermeiro no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital José Joaquim Fernandes, EPE, em Beja, himanage@gmail.com himanage@gmail.pt

Gabriela Calado: Professora Coordenadora, Departamento de Enfermagem

Universidade de Évora, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, mcalado@uevora.pt

Correspondência: himanage@gmail.pt

Évora Janeiro 2018

Resumo:

Objectivo: As crianças e jovens nas instituições de saúde manifestam ansiedade, associada a períodos de recuperação prolongados, baixos limiares da dor, resistência ao tratamento e pesadelos. O objectivo desta revisão consiste em identificar métodos para a redução da ansiedade das crianças nas instituição de saúde. Metodologia: Realizamos uma pesquiza sistemática da literatura tendo sido incluídos 9 artigos que foram classificados quanto aos níveis de evidência e qualidade de acordo com as grelhas de avaliação do Instituto Joana Briggs. Resultados: A análise dos artigos demonstrou existirem múltiplas ferramentas eficazes na diminuição dos níveis de ansiedade das crianças nas instituições de saúde.

Conclusão: Com base nesta revisão sistemática foi possível identificar estratégias que transformam os ambientes das instituições de saúde mais amigáveis para as crianças, contribuindo para a redução dos seus níveis de ansiedade.

Palavras-chave: Pediátrico, ansiedade, ambientes e crianças.

Abstract:

Objective: Children and young people at health facilities experience anxiety, associated with prolonged recovery periods, low pain thresholds, resistance to treatment, and nightmares.

The objective of this review is to identify methods for reducing anxiety in children in health institutions. Methodology: We carried out a systematic literature search, including 9 articles that were classified according to the levels of evidence and quality of the evaluation grids of Joana Briggs Institute. Results: The analysis of the articles demonstrated that there are multiple effective tools in reducing the anxiety levels of children in health institutions.

Conclusion: Based on this systematic review, it was possible to identify strategies that make the environments of health institutions more child-friendly, contributing to the reduction of their anxiety levels.

Key words: Pediatric, anxiety, environments and children.

"

!

!

!!

Documents relatifs