Top PDF Variedades derivadas de café conilon (Coffea canephora) desenvolvidas pelo Incaper para o Espírito Santo.

Variedades derivadas de café conilon (Coffea canephora) desenvolvidas pelo Incaper para o Espírito Santo.

Variedades derivadas de café conilon (Coffea canephora) desenvolvidas pelo Incaper para o Espírito Santo.

Serrano, <Crdrcserrano@incaper.es.gov.br>. RESUMO: Em quinze anos de pesquisa na área de melhoramento genético em populações de café Conilon pertencentes à espécie Coffea canephora, foram desenvolvidas pelo INCAPER quatro variedades clonais e uma de propagação sexuada para o Espírito Santo, denominadas, respectivamente: EMCAPA 8111 – maturação precoce, EMCAPA 8121 – maturação intermediária, EMCAPA 8131 – maturação tardia, EMCAPA 8141 Robustão Capixaba - tolerante à seca e EMCAPER 8151 Robusta Tropical – de propagação sexuada. Essas novas variedades têm sido a base para a renovação do parque cafeeiro da espécie no Espírito Santo e contribuído de forma efetiva para o avanço tecnológico da cultura em todo o País. Este trabalho objetiva descrever, de forma concisa, as principais características de cada uma das variedades de café Conilon recomendadas para o Estado do Espírito Santo.
Show more

7 Read more

Variedades clonais de cafe conilon para o Estado do Espirito Santo.

Variedades clonais de cafe conilon para o Estado do Espirito Santo.

Variedades clonais de café Conilon para o Estado do Espírito Santo (1) Scheilla Marina Bragança (2) , Carlos Henrique Siqueira de Carvalho (3) , Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca (2) e Romário Gava Ferrão (2) Resumo – O objetivo deste trabalho foi selecionar e multiplicar clones de café Conilon (Coffea canephora Pierre ex Froehner) para obtenção de variedades clonais mais produtivas e de melhor qualidade. Foram selecionadas 267 plantas matrizes cujos parâmetros de seleção foram: produtividade, incidência de ferrugem (Hemileia vastatrix Berk et Br.) e mancha manteigosa (Colletotrichum sp.), arquitetura e vigor das plantas, tamanho e época da maturação dos frutos. Os clones selecionados foram avaliados em quatro experimentos, na Fazenda Experimental de Marilândia, pertencente ao INCAPER, em Marilândia, ES. O ensaio foi instalado em Latossolo Vermelho-Amarelo, no espaçamento de 3,5 m entre linhas e 1,5 m entre covas. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com quatro repe- tições e seis plantas por parcela. Dos clones selecionados, numa primeira fase, foram lançadas as primeiras variedades clonais de café Conilon, para o Estado do Espírito Santo, denominadas EMCAPA 8111, EMCAPA 8121 e, EMCAPA 8131, de ciclo de maturação precoce, médio e tardio, respectivamente, e com produtividades média de quatro colheitas oscilando entre 58 e 60 sacas de 60 kg, superando em até 33% a produtividade da testemunha.
Show more

6 Read more

Diamante ES 8112 , ES 8122 Jequitibá e 'Centenária ES 8132' : novas cultivares clonais de café Conilon com qualidade de bebida para o Espírito Santo.

Diamante ES 8112 , ES 8122 Jequitibá e 'Centenária ES 8132' : novas cultivares clonais de café Conilon com qualidade de bebida para o Espírito Santo.

Pesquisador, MS, Incaper-FEM, Marilândia-ES, verdin@incaper.es.gov.br 7 Pesquisador, DSc, Incaper-FEM, Marilândia-ES, aldomauri@incaper.es.gov.br 8 Pesquisador, MSC, Incaper, Vitória-ES, jalani@incaper.es.gov.br RESUMO: O café conilon é a principal variedade de Coffea canephora cultivada no Brasil, com a produção estimada para 2014 de 12,8 milhões de sacas, que nesse ano, o Espírito Santo produziu 9,9 milhões de sacas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural (Incaper), vem desenvolvendo um programa de pesquisa na área de melhoramento genético com o conilon desde 1985. Como resultado aplicado desse trabalho, foram desenvolvidas e lançadas nove cultivares que tem sido a base da renovação do parque cafeeiro de conilon do Estado. O objetivo desse trabalho é apresentar as principais características das três última cultivares clonais de café conilon desenvolvidas e lançadas pelo Incaper, ‘Diamante ES 8112’, ‘ES 8122 – Jequitibá’ e ‘Centenária ES 8132’. Para desenvolvimento desses materiais genéticos, o Incaper aproveitou a variabilidade genética do conilon e empregou estratégia de melhoramento assexuada clonal via propagação vegetativa. Diferentes clones foram avaliados em experimentos de campo em três macro ambientes do Estado, representados pelas Fazendas Experimentais de Marilândia, Sooretama e Bananal do Norte, localizadas nos municípios de Marilândia, Sooretama e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente. Realizou-se as análises estatísticas, biométricas e de qualidade de bebida. Por intermédio dessas análises e outras avaliações de campo, foram selecionados 27 clones superiores que foram agrupados por época de maturação, formando assim, as cultivares clonais Diamante ES 8112, ‘ES 8122 – Jequitibá’ e ‘Centenária ES 8132, com maturações precoce (maio), intermediária (junho) e tardia (julho), respectivamente, que em seguida foram registradas e protegidas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cada uma dessas cultivares é formada pelo agrupamento de nove clones superiores compatíveis entre si. Apresentam épocas diferenciadas de maturação, estabilidade de produção, alto vigor vegetativo, boa uniformidade de maturação do frutos, grãos grandes, tolerância a seca, moderada resistência a Hemileia vastatrix, qualidade superior de bebida e produtividades médias de 84,00 sacas/ha e 120,00 sacas/ha em condições não irrigada e irrigada, respectivamente.
Show more

4 Read more

Jardins clonais de café Conilon no Estado do Espírito Santo.

Jardins clonais de café Conilon no Estado do Espírito Santo.

Key words: Coffea canephora, asexual propagation, clonal varieties. Introdução O programa de melhoramento genético de Coffea canephora em execução no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, nos seus 19 primeiros anos de trabalho, obteve e recomendou seis variedades para cultivo no Estado do Espírito Santo, cinco das quais, variedades de propagação assexuada ou variedades clonais. O cultivo dessas variedades melhoradas apresenta inúmeras vantagens quando comparado ao cultivo dos materiais tradicionais, tanto no que diz respeito aos aspectos de produção quanto da qualidade do produto obtido (Fonseca et al., 2004 a).
Show more

4 Read more

Cafés do Espírito Santo : Conilon & Arábica.

Cafés do Espírito Santo : Conilon & Arábica.

O café conilon possui densidade alta, sendo, contudo, suave, encorpado e com retrogosto limpo e prolongado. Seu aroma possui intensidade de média a forte, com notas de caramelo, baunilha e especiarias. Além de alta produtividade e características agronômicas favoráveis, análises sensoriais distinguem as cultivares de conilon desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) como possuidoras de grande potencial para produção de cafés de qualidade superior, com sabor e aroma que remetem frequentemente a chocolate, caramelo, cacau e frutas vermelhas.
Show more

2 Read more

Poda programada de ciclo para o café 'Conilon'.

Poda programada de ciclo para o café 'Conilon'.

O objetivo do trabalho é apresentar o aprimoramento da tecnologia de poda, como uma nova técnica de revigoramento de lavouras de café conilon para o Estado do Espírito Santo. MATERIAL E MÉTODOS Os trabalhos de pesquisas de condução de manejo da poda do café vêm sendo conduzidos pelo Incaper, sobretudo, nas Fazendas Experimentais de Sooretama e Marilândia, localizadas nos municípios de Sooretama e Marilândia, respectivamente desde 1985. Os primeiro resultados obtidos em 1993 e usados por muitos produtores têm contribuído efetivamente no aumento da produtividade e melhoria da qualidade do conilon. Pelos problemas de custos, falta de mão-de-obra, dificuldade de entendimento e necessidade de realização da operação todos os anos, muitos produtores têm deixado de fazer ou realizada de forma inadequada essa importante operação.
Show more

3 Read more

Avaliações de clones de café conilon de população de maturação tardia no Sul do Estado do Espírito Santo pelo método de tocher.

Avaliações de clones de café conilon de população de maturação tardia no Sul do Estado do Espírito Santo pelo método de tocher.

Gava Ferrão 3 , Paulo Roberto Cecon 4 , José Luís Tófano 2 , Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca 3 , Paulo Sérgio Volpi 2 , Abraão Carlos Verdin Filho 2 , Rodolfo Ferreira de Mendonça 5 Resumo A cafeicultura de Conilon no Espírito Santo é uma das atividades mais importante na geração de renda e emprego no Estado. O objetivo desse trabalho foi estudar em três colheitas (2006, 2007 e 2008) o comportamento de quarenta clones originados de uma população de maturação de grãos tardia do programa de melhoramento genético do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper. O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental de Bananal do Norte/Incaper, Cachoeiro de Itapemirim, ES, e implantado em delineamento experimental blocos casualizados com quatro repetições. As características avaliadas foram maturação dos frutos (dias), chochamento de grãos (%), produtividade de grãos (sacas/ha) e uniformidade dos grãos. Verificaram- se comportamentos diferenciados dos clones nas três colheitas para as quatro características. Os resultados são promissores para seleção de clones, visando à composição de uma nova variedade de café conilon de maturação tardia de frutos para o sul do Estado do Espírito Santo. Maior consistência dos resultados será obtida após a quarta colheita, por intermédio das avaliações dessas e de outras características estudadas.
Show more

4 Read more

Comportamento de cultivares de café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo.

Comportamento de cultivares de café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo.

1 Incaper/CRDR-Alegre; <crdralegre@incaper.es.gov.br>; 2 Incaper/CRDR-CS; < crdralegre@incaper.es.gov.br . RESUMO: O objetivo do presente trabalho é recomendar cultivares de café Conilon para o sul do Estado do Espírito Santo. Considerando que os trabalhos de melhoramento da espécie no Incaper abrangeram inicialmente o norte do Estado do Espírito Santo e, com a expansão da área de plantio para o sul, demandas de materiais genéticos adaptados às condições edafoclimáticas ocorreram em grande velocidade, vem sendo conduzido um ‘Ensaio de Avaliação Regional’ na Fazenda Experimental de Bananal do Norte – FEBN, município de Cachoeiro de Itapemirim. Oito materiais genéticos superiores de café Conilon estão sendo avaliados em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições e parcelas formadas de duas fileiras de 12 plantas cada, totalizando 24 plantas, no espaçamento de 2,5 x 1,0 m. Os seguintes caracteres vêm sendo avaliados: rendimento (sc. benef./ha), sementes chochas (número), peso de 100 sementes (gramas), altura e diâmetro da copa (cm), uniformidade de maturação, tamanho e formato da semente, ocorrência de doenças e pragas. Os resultados da colheita efetuada aos 48 meses, em relação à de 36 meses, mostraram redução de 54% no rendimento, aumento de 5,88% de sementes chochas e redução de 21,29% no peso de 100 sementes. Esses resultados são decorrentes da grave seca na safra 2000/2001. Estão sobressaindo as variedades melhoradas experimentais ‘Incaper Exp. 8122’ e ‘Incaper Exp. 8150’ e a variedade clonal EMCAPA 8111.
Show more

5 Read more

Avaliação de clones de café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo pelo método Tocher.

Avaliação de clones de café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo pelo método Tocher.

Paulo Sérgio Volpi 2 , Abraão Carlos Verdin Filho 2 e Rodolfo Ferreira de Mendonça 5 Resumo Dado à importância social e econômica da cafeicultura do conilon no Estado do Espírito Santo, o objetivo desse trabalho foi estudar em duas colheitas o comportamento de cinqüenta e cinco clones elites no sul do Estado originados do programa de melhoramento genético do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper. O trabalho foi implantado no delineamento experimental blocos casualizados, com quatro repetições no município de Castelo, ES. As características avaliadas foram a maturação dos frutos (dias), chochamento de grãos (%), produtividade de grãos (sacas/ha) e uniformidade dos grãos. Através do método estatístico de Tocher pode-se verificar comportamentos diferenciados dos clones para as quatro características estudadas. Os resultados são promissores para seleção de clones, objetivando a composição de uma nova variedade de café conilon para o sul do Estado do Espírito Santo.
Show more

4 Read more

Conilon Vitória 'Incaper 8142 : variedade clonal de café desenvolvida para o Estado do Espírito Santo.

Conilon Vitória 'Incaper 8142 : variedade clonal de café desenvolvida para o Estado do Espírito Santo.

1 Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ES, 2 Bolsista CBP&D-Café/Incaper. Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as principais características da mais nova variedade melhorada de café conilon desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a ‘Conilon Vitória – Incaper 8142’. Foi obtida através da seleção, avaliação e caracterização de clones ao longo de dezoito anos de pesquisa com a espécie no estado. É formada pelo agrupamento de treze clones considerados superiores. Possui uma série de características agronômicas de interesse, destacando-se de forma especial o seu desempenho produtivo médio, da ordem de 70,4 Sc benef./ha, considerando-se um número mínimo de oito safras em condições não irrigadas. A sua correta utilização poderá possibilitar avanços ainda mais expressivos na cafeicultura do conilon do Espírito Santo.
Show more

3 Read more

Os frutos da inovação : soluções tecnológicas desenvolvidas, recomendadas e adaptadas pelo Incaper dinamizaram o meio rural capixaba.

Os frutos da inovação : soluções tecnológicas desenvolvidas, recomendadas e adaptadas pelo Incaper dinamizaram o meio rural capixaba.

Nas regiões de clima tropical, o inverno coincide com a seca, o que conduz a uma séria escassez de forragem nos pastos. Isso acarreta a redução da produção de leite no Espírito Santo, perda de peso dos animais, retardamento do tempo de abate, redução da fertilidade, entre outras consequências. Com o objetivo de apresentar alternativas para o problema, pesquisadores da então Emcapa elaboraram diversos trabalhos. Entre as soluções apontadas, destacam-se aquelas direcionadas à utilização racional dos alimentos disponíveis e de fácil produção na propriedade. Enfatiza- se, ainda, a necessidade de adotar novas tecnologias, sobretudo destinadas à melhoria e recuperação de pastagens. Entre as sugestões, estão: utilização de subprodutos (palhas, cascas, colmos, ramas e bagaços) de culturas como feijão, arroz, milho, sorgo, cana-de- açúcar, café e mandioca; utilização de subprodutos da agroindústria, como farelo de arroz, melaço, entre outros; oferta de mandioca, cana-de-açúcar, feno, capineiras, legumineiras e silagem aos animais; entre outras sugestões. Essas soluções podem atenuar a falta de pastagens, permitindo a manutenção do peso ou minimizando as perdas corporais na estação seca.
Show more

22 Read more

Poda programada de ciclo para o café conilon : nova técnica de revigoramento de lavouras.

Poda programada de ciclo para o café conilon : nova técnica de revigoramento de lavouras.

Ao longo desses 15 anos de recomendação da técnica, o manejo mais adequado das plantas do café conilon tem sido pesquisado pelo Incaper e pelo setor privado e inserido gradativamente ao sistema produtivo (SILVEIRA et al., 1993; FONSECA et al., 2007; SILVEIRA, 2008). Assim, este documento visa apresentar o aprimoramento da tecnologia de poda, resultante dos estudos desenvolvidos no Estado do Espírito Santo.

4 Read more

Comportamento de clones de café conilon diante de doenças no Norte do Espírito Santo.

Comportamento de clones de café conilon diante de doenças no Norte do Espírito Santo.

A diferença na severidade das doenças observada nos dois ambientes e nas condições de cultivo (irrigado e sequeiro) é atribuída não só à resistência dos genótipos, mas principalmente às condições microclimáticas nas lavouras. A severidade da ferrugem nas condições de Marilândia mostrou que 96,4% dos clones selecionados no programa de melhoramento genético do INCAPER foram resistentes à doença, e em 61,82% dos clones não foram observados sintomas. Em Sooretama, sob condições de irrigação, 70,9% dos clones foram resistentes à ferrugem e 5,5% não apresentaram sintomas da doença, enquanto nas condições de sequeiro todos os clones mostraram resistência e 43,6% não apresentaram sintomas.
Show more

5 Read more

Coeficientes técnicos e custos de produção do café Conilon no Espírito Santo.

Coeficientes técnicos e custos de produção do café Conilon no Espírito Santo.

São recursos fixos aqueles que têm duração superior ao ciclo de produção e, portanto, não se incorporam totalmente ao produto no curto prazo, fazendo-o em tantos ciclos quantos permitir sua vida útil. Em geral, enquadram-se nesta categoria terras, benfeitorias, máquinas, equipamentos, impostos e taxas fixas, formação de lavouras, conjuntos de irrigação etc. Por não serem facilmente alteráveis, estes recursos determinam a escala de produção da empresa, estabelecendo o limite máximo da quantidade do produto, por unidade de tempo, que se poderá produzir. Para a determinação do custo fixo total, considera-se a depreciação dos bens duráveis e seu custo de oportunidade (PINDYCK; RUBINFELD, 2002; REIS, 2002).
Show more

29 Read more

Café conilon : técnicas de producción con variedades mejoradas.

Café conilon : técnicas de producción con variedades mejoradas.

Visando minimizar el efecto de la reducción de la base genética, que ocurre cuando se opta por el cultivo de variedades clonales, los productores de café deben siempre utilizar las variedades recomendadas, con todos los clones que las componen. Al mismo tiempo, los clones de cada variedad deben ser plantados en el campo de forma equilibrada, o sea, utilizando la misma proporción de cada de ellos. Los arreglos de plantío pueden ser ajustados de acuerdo con la cantidad plantada y la disposición del área. Para ejemplificar, si el productor decide por el cultivo de la variedad Vitória Incaper 8142, constituida de la agrupación de 13 clones, y la área marcada presentar 39 líneas de plantío, se recomienda el plantío seguido de los 13 clones, uno en cada línea. Desde la primera distribución de todos los clones en línea, las demás secuencias de los materiales genéticos deberán ser dispuestas en formas alternadas, repitiendo el proceso. La Figura 12 ilustra un ejemplo de plantío en línea.
Show more

80 Read more

Café conilon: técnicas de produção com variedades melhoradas.

Café conilon: técnicas de produção com variedades melhoradas.

pústulas formadas pelos esporos do fungo (A). Desfolha de plantas suscetíveis (B). Fonte: Ventura et al. (2007) . A B O agente causal da ferrugem é o fungo Hemileia vastatrix, cujo ciclo inicia- se pelos uredosporos, que, ao caírem na face inferior das folhas, na presença de água, germinam, penetram e infectam, produzindo a urédia com os urediniósporos, que podem infectar novamente outras folhas da mesma planta ou folhas de outras plantas (VENTURA et al., 2007). O conhecimento da epidemiologia da ferrugem do cafeeiro é importante, uma vez que possibilita estabelecer as condições que favorecem a doença, sua incidência, severidade e influenciam o desenvolvimento da doença, contribuindo para as estratégias de controle. A temperatura exerce um efeito significativo sobre a infecção inicial e sobre o desenvolvimento da doença. O período de esporulação varia geralmente entre 10-16 dias, dependendo do genótipo, das condições climáticas e da raça fisiológica do fungo, sendo 14 dias o intervalo mais frequente (ZAMBOLIM et al., 2002; ZAMBOLIM, L.; VALE; ZAMBOLIM, E., 2003).
Show more

76 Read more

Perspectivas para o café conilon através da fermentação

Perspectivas para o café conilon através da fermentação

onde processos estão sendo desenvolvidos para melhoria constante da qualidade, seja física ou sensorial. Os diferentes métodos de cultivo, bem como as diferentes técnicas de colheita e secagem que refletem o “saber fazer” local e as condições particulares de clima, solo e relevo, associados às características genéticas das variedades, criam a identidade da bebida e implicam na não repetição das safras, seja no aspecto qualitativo ou quantitativo (ALVES et al., 2011).

14 Read more

Força de desprendimento de frutos de café Conilon no Estado do Espírito Santo.

Força de desprendimento de frutos de café Conilon no Estado do Espírito Santo.

concorda com Santinato et al. (2015) e Silva et al. (2016), ambos estudam o cafeeiro arábica. O maior estádio de maturação dos frutos pode favorecer a eficiência de derriça e de colheita, como constatado por Silva et al. (2010). Uma redução mais significativa da força de desprendimento com a maior maturação dos frutos foi observada para a variedade Robusta Tropical, indicando diferença entre materiais. Esses resultados concordaram com Souza et al. (2017). Maior variação na força de desprendimento foi observada para a variedade Robusta Tropical em relação ao clone LB1, o que pode ser influenciada por fatores genéticos ou mesmo condições nutricionais e de manejo da cultura (CRISOTO; NAGAO, 1991; SILVA et al., 2010). Essa variação ocorre para o cafeeiro arábica, indicando a necessidade de um planejamento e da escolha adequada do material vegetal implantado visando a colheita mecanizada (SILVA et al., 2013). Além disso, o manejo da lavoura impacta a força de desprendimento dos frutos, o que pode aumentar ou não a eficiência de colheita (SANTINATO et al., 2015; SILVA et al., 2016). Uma maior variação na força é interessante para realizar a colheita seletiva, contudo, essa variação foi maior no cafeeiro arábica, variando de 1,1 a 7,3 N (CRISOTO; NAGAO, 1991).
Show more

6 Read more

Café Conilon na região Serrana do Estado do Espírito Santo.

Café Conilon na região Serrana do Estado do Espírito Santo.

PALAVRAS-CHAVE: Coffea canephora, altitude, temperatura baixa, seleção e produtividade. CONILON COFFEE IN THE SERRANA REGION OF ESPÍRITO SANTO STATE ABSTRACT: The Espírito Santo state is the largest producer of conilon coffee in Brasil, grown mainly in lowland regions. With the occurrence of climate change, among other factors, it is necessary to study the development of conilon in higher regions. Therefore, the objective of this work was to verify the development and to evaluate the yield of conilon coffee clones under high altitude conditions and lower temperatures, in the Serrana region of Espírito Santo State. In November 2011, an experiment was installed at the Fazenda Experimental de Venda Nova/Incaper, located in Venda Nova do Imigrante-ES, with altitude of 727m and minimum average temperature around 17ºC. The experimental design was randomized blocks with 24 treatments (23 conilon coffee clones and one arabica coffee cultivar, Catuaí IAC 81), four replications and eight plants per plot. The spacing between planting lines was 3,0m and between plants, 1,0m. The cultural treatments recommended for the culture were adopted. Productivity (sc.benef./ha) was evaluated during five harvests from 2014 to 2018. It was found that 14 conilon coffee clones had higher yield than cultivar Catuaí IAC 81, demonstrating that there is potential among the clones studied for selection aiming the cultivation in regions of higher altitudes and lower temperatures. Three clones, vigorous at altitudes below 500m, presented unsatisfactory development, indicating that genotype-environment interaction may be exist.
Show more

5 Read more

Cultivares de milho para o Estado do Espírito Santo.

Cultivares de milho para o Estado do Espírito Santo.

Fazendo paralelo entre os resultados dos ensaios regional normal e precoce, verifica-se que , em média, os materiais do segundo grupo foram mais produtivos , mais baixos, mais resistente[r]

14 Read more

Show all 3460 documents...

Related subjects