Top PDF Variedades clonais de cafe conilon para o Estado do Espirito Santo.

Variedades clonais de cafe conilon para o Estado do Espirito Santo.

Variedades clonais de cafe conilon para o Estado do Espirito Santo.

Variedades clonais de café Conilon para o Estado do Espírito Santo (1) Scheilla Marina Bragança (2) , Carlos Henrique Siqueira de Carvalho (3) , Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca (2) e Romário Gava Ferrão (2) Resumo – O objetivo deste trabalho foi selecionar e multiplicar clones de café Conilon (Coffea canephora Pierre ex Froehner) para obtenção de variedades clonais mais produtivas e de melhor qualidade. Foram selecionadas 267 plantas matrizes cujos parâmetros de seleção foram: produtividade, incidência de ferrugem (Hemileia vastatrix Berk et Br.) e mancha manteigosa (Colletotrichum sp.), arquitetura e vigor das plantas, tamanho e época da maturação dos frutos. Os clones selecionados foram avaliados em quatro experimentos, na Fazenda Experimental de Marilândia, pertencente ao INCAPER, em Marilândia, ES. O ensaio foi instalado em Latossolo Vermelho-Amarelo, no espaçamento de 3,5 m entre linhas e 1,5 m entre covas. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com quatro repe- tições e seis plantas por parcela. Dos clones selecionados, numa primeira fase, foram lançadas as primeiras variedades clonais de café Conilon, para o Estado do Espírito Santo, denominadas EMCAPA 8111, EMCAPA 8121 e, EMCAPA 8131, de ciclo de maturação precoce, médio e tardio, respectivamente, e com produtividades média de quatro colheitas oscilando entre 58 e 60 sacas de 60 kg, superando em até 33% a produtividade da testemunha.
Show more

6 Read more

Competição de variedades de café conilon (Coffea canephora) para Região Sul do Estado do Espírito Santo.

Competição de variedades de café conilon (Coffea canephora) para Região Sul do Estado do Espírito Santo.

RESUMO: Os trabalhos de melhoramento de café Conilon da EMCAPER, objetivando disponibilizar variedades melhoradas para os produtores capixabas, abrangeram inicialmente o Norte do Estado do Espírito Santo. Considerando que a área de plantio vem sendo ampliada no Sul, os experimentos de competição passaram a ser conduzidos também nessa região. O Ensaio Regional de Café Conilon foi instalado em maio de 1997, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte - FEBN, da EMCAPER, no município de Cachoeiro de Itapemirim, em blocos casualizados, 4 repetições e 8 tratamentos, constituídos de uma variedade de semente, três variedades clonais lançadas pela Ex-EMCAPA, três variedades clonais experimentais e, um Clone Elite, como testemunha. O rendimento médio do experimento variou entre 86 a 118 sc/ben/ha, correspondendo a variedade de semente (EMCAPA 8150) e ao Clone Elite (testemunha), respectivamente. A variedade experimental EMCAPA 8122, de ciclo intermediário, mostrou-se promissora para a região, com rendimento médio de 112 sc/ben/ha.
Show more

4 Read more

Primeiras variedades clonais de café conilon (Coffea canephora Pierre ex Froehner) para o Estado do Espírito Santo.

Primeiras variedades clonais de café conilon (Coffea canephora Pierre ex Froehner) para o Estado do Espírito Santo.

No Brasil, Paulino (1980), com o objetivo de obter linhagens de café Conilon (C. canephora) com estabilidade de caracteres, avaliou 120 progênies desta cultivar, selecionadas em diversas lavouras do norte do Espírito Santo. Após seis produções, selecionaram-se as 30 melhores progênies, com produtividades que variaram de 11,95 sacas beneficiadas/1000 covas à 45,02 sacas beneficiadas/1000 covas, sendo que, as progênies 63 e 160 foram consideradas as mais produtivas. Neste trabalho as progênies foram classificadas quanto a época de maturação dos frutos, encontrando-se 49%, 29% e 22% de plantas de maturação precoce, média e tardia, respectivamente. Entretanto estas plantas não foram agrupados por ciclo de maturação dos frutos.
Show more

4 Read more

Utilização de palmáceas produtoras de palmito, para sombreamento de café Conilon, no Estado do Espírito Santo.

Utilização de palmáceas produtoras de palmito, para sombreamento de café Conilon, no Estado do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO: As variações dos preços do café alcançados nos últimos anos tem redirecionado a visão do cafeicultor quanto a condição de sua lavoura. Práticas como eliminação de áreas pouco produtivas, poda de produção, uso de mudas clonais em plantios novos e busca de culturas perenes que possam ser consorciados com o café com o objetivo de agregar valores por área, estão sendo experimentados em várias regiões. A prática do sombreamento não tem tido sucesso em algumas regiões do Pais. As principais causas para o insucesso tem sido o desconhecimento do nível de sombreamento adequado para cada região produtora de café no Brasil, as espécies utilizadas para o sombreamento são de baixo valor comercial e muitas vezes exóticas, entre outras. A utilização de espécies de palmáceas, em consórcio com a cultura do café, ainda constituí uma atividade pouco explorada no Estado do Espírito Santo, salvo algumas experiências sem fundamentos científicos. O trabalho teve como objetivo estudar o efeito do sombreamento do palmito pupunha, sobre o desenvolvimento e produção do café Conilon, no Sul do Estado do Espírito Santo
Show more

2 Read more

Software DRIS para o diagnóstico do estado nutricional e recomendação de adubação para o cafeeiro Conilon.

Software DRIS para o diagnóstico do estado nutricional e recomendação de adubação para o cafeeiro Conilon.

O trabalho foi desenvolvido nos municípios considerados representativos para a cultura do cafeeiro no Estado do Espírito Santo, através da diagnose foliar. A amostragem foliar foi realizada para cada lavoura, sendo que, em cada planta no período de rápido crescimento dos frutos (setembro a dezembro), foram coletados 4 pares de folhas do terceiro internódio, contados a partir do ápice, na parte mediana da planta, nos quatro pontos cardeais, num total de 100 folhas por amostra. As amostragens foram realizadas em dois períodos, sendo o primeiro referente aos anos agrícolas 86/87, 87/88 e 88/89, com lavouras originadas de plantas oriundas de sementes e o segundo período nos anos agrícolas de 97/98 e 98/99, com dados de lavouras clonais, em que foram analisadas quimicamente os nutrientes N, P, K, Ca, Mg, S, Fe, Zn, Mn, B e Cu.
Show more

3 Read more

Seleção de clones de café Conilon (Coffea canephora Pierre ex Froenher) para o Estado do Espírito Santo. I - "Marilândia 88".

Seleção de clones de café Conilon (Coffea canephora Pierre ex Froenher) para o Estado do Espírito Santo. I - "Marilândia 88".

Pierre ex Froehner) para obtenção de novas variedades clonais, mais produtivas e de melhor qualidade. Foram selecionadas 267 plantas matrizes cujos parâmetros de selecão foram: produtividade, incidência de ferrugem (Hemileia vastatrix Berk et Br.) e mancha manteigosa (Colletotrichum sp.), arquitetura e vigor das plantas, tamanho e época de maturação dos frutos. Os clones selecionados foram avaliados em quatro experimentos, na fazenda experimental de Marilândia. O ensaio foi instalado sobre Latossolo Vermelho Amarelo, no espaçamento de 3,.5 m entre linhas e 1.5 m entre covas. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições e seis plantas por parcela. Neste trabalho será enfocado os resultados do experimento MARILÂNDIA/88 , onde foram avaliados 130 clones, usando-se como testemunha variedades de sementes. Dos clones avaliados, 56 apresentaram produtividades superiores à testemunha, sendo que, os clones que mais se destacaram na média de quatro colheitas foram os 83, 32 e, 124, com produtividades médias oscilando entre 56,17 sc. benef./ha à 67,16 sc. benef./ha. Houve acentuada variabilidade nas características de crescimento avaliadas.
Show more

4 Read more

Diamante ES 8112 , ES 8122 Jequitibá e 'Centenária ES 8132' : novas cultivares clonais de café Conilon com qualidade de bebida para o Espírito Santo.

Diamante ES 8112 , ES 8122 Jequitibá e 'Centenária ES 8132' : novas cultivares clonais de café Conilon com qualidade de bebida para o Espírito Santo.

As cultivares clonais associadas a outras tecnologias proporcionaram nos últimos 20 anos aumento de 300% na produção de café conilon no Estado, sem aumento significativo de área. O Espírito Santo possui uma cafeicultura de conilon competitiva e sustentável, nos aspectos econômico, social e ambiental. As cultivares Diamante ES 8112’, ‘ES 8122 – Jequitibá’ e ‘Centenária ES 8132’, proporcionarão benefícios importantes para os produtores, industriais e consumidores, possibilitando melhor gestão de plantio e da pós colheita, manejo de doenças, convivência com a seca e melhor qualidade final do produto.
Show more

4 Read more

Comportamento de cultivares de café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo.

Comportamento de cultivares de café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo.

1309 MATERIAL E MÉTODOS No programa de melhoramento de café Conilon do INCAPER, está sendo conduzido um Ensaio Regional na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, município de Cachoeiro de Itapemirim. O delineamento experimental utilizado é o de blocos casualizados, com quatro repetições e parcelas formadas por duas fileiras de 12 plantas cada, totalizando 24 plantas, no espaçamento de 2,5 x 1,0 m, totalizando 4.000 plantas/ha. Os tratamentos, materiais genéticos, utilizados são: 3 variedades clonais lançadas (EMCAPA 8111 – maturação precoce, EMCAPA 8121 – maturação intermediária e EMCAPA 8131 – maturação tardia); 3 variedades melhoradas experimentais (Incaper Exp. 8112 – precoce, com 9 clones; Incaper Exp. 8122 – intermediária, com 16 clones; e Incaper 8132 – tardio, com 10 clones); 1 variedade melhorada experimental, propagada por semente, Incaper Exp. 8150; e tratamento 8 - clones elite. Estão sendo avaliados os seguintes caracteres: altura e diâmetro da planta, reação a doenças, uniformidade de maturação, ciclo, tamanho do grão, rendimento (peso de grãos cereja), sementes chochas (nº) e peso de 100 sementes (g). Neste trabalho serão apresentados os dados referentes a rendimento, peso de 100 sementes e número de sementes chochas.
Show more

5 Read more

Variedades derivadas de café conilon (Coffea canephora) desenvolvidas pelo Incaper para o Espírito Santo.

Variedades derivadas de café conilon (Coffea canephora) desenvolvidas pelo Incaper para o Espírito Santo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO As principais características das variedades de café Conilon recomendadas para o Estado do Espírito Santo são apresentadas a seguir: EMCAPA 8111: variedade clonal formada pelo agrupamento de 14 clones compatíveis entre si, com características comuns, distinguindo-se, contudo, das demais por apresentar maturação precoce dos frutos, cuja colheita se dá normalmente até o mês de maio. Apresentou nas primeiras quatro colheitas uma produtividade média de 58 sc.benef./ha (29% maior que a da testemunha), com amplitude de variação dos clones de 49 a 64 sc.benef./ha, sendo o rendimento industrial médio de 4,03 (kg de cerejas / kg de café beneficiado) e peneira média 14.
Show more

7 Read more

Conilon Vitória 'Incaper 8142 : variedade clonal de café desenvolvida para o Estado do Espírito Santo.

Conilon Vitória 'Incaper 8142 : variedade clonal de café desenvolvida para o Estado do Espírito Santo.

O programa de pesquisa na área de melhoramento genético da espécie em desenvolvimento no Incaper tem provido os cafeicultores do Estado com materiais genéticos melhorados mais adequados às suas necessidades. Entre 1993 e 2000, o Instituto desenvolveu e recomendou quatro variedades clonais (EMCAPA 8111, EMCAPA 8121, EMCAPA 8131, EMCAPA 8141 – Robustão Capixaba) e uma variedade de propagação por sementes (EMCAPER 8151 – Robusta Tropical), que se constituíram, até 2004, no material genético básico usado para a renovação das lavouras da espécie no Espírito Santo (Bragança et al., 1993, Ferrão et al., 1999, Ferrão et al. 2000).
Show more

3 Read more

Jardins clonais de café Conilon no Estado do Espírito Santo.

Jardins clonais de café Conilon no Estado do Espírito Santo.

Key words: Coffea canephora, asexual propagation, clonal varieties. Introdução O programa de melhoramento genético de Coffea canephora em execução no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, nos seus 19 primeiros anos de trabalho, obteve e recomendou seis variedades para cultivo no Estado do Espírito Santo, cinco das quais, variedades de propagação assexuada ou variedades clonais. O cultivo dessas variedades melhoradas apresenta inúmeras vantagens quando comparado ao cultivo dos materiais tradicionais, tanto no que diz respeito aos aspectos de produção quanto da qualidade do produto obtido (Fonseca et al., 2004 a).
Show more

4 Read more

Contribuiçoes da Faculdade Vale do Cricare para o desenvolvimento da Regiao Norte do Estado do Espírito Santo.

Contribuiçoes da Faculdade Vale do Cricare para o desenvolvimento da Regiao Norte do Estado do Espírito Santo.

Existe uma intrínseca relação entre educação e desenvolvimento regional. A educação é o ato ou método de instruir e assegurar os processos de desenvolvimento intelectual, físico, social e moral do indivíduo, transmitindo-o de geração a geração. Já o desenvolvimento regional pode ser considerado uma assistência ou estímulo econômico, social, político, cultural ou educacional dado a uma determinada região. É possível afirmar que certo indivíduo se torna capaz de propor reflexões e intervenções significativas em sua comunidade, tornando-a um espaço de crescimento em suas variadas instâncias quando se investe na formação profissional dele. É nessa vertente que surgiu a problemática da pesquisa, em que se questiona de que maneira a oferta do Ensino Superior pode contribuir para o desenvolvimento regional. Para tanto, a pesquisa objetivou analisar as contribuições do Ensino Superior ofertado pela Instituições de Ensino Superior (IES) privadas para o desenvolvimento de um município e região em suas diversas perspectivas, bem como identificar o perfil dos acadêmicos que ingressaram em dada instituição no ano de 2016, além de buscar soluções pedagógicas que possam contribuir para a formação do profissional, partindo-se de um estudo de caso feito na Faculdade Vale do Cricaré. Essa pesquisa é de cunho exploratório com levantamento bibliográfico que sustenta a visão teórica da pesquisa. Na visão prática, se consolida por meio da aplicação de questionários para a análise de um estudo de caso com caráter descritivo e com método de procedimento qualitativo e visão quantitativa por meio de dados quantificáveis a fim de traçar o perfil de uma dada população. Na pesquisa realizada identificou-se que existe uma íntima relação entre o desenvolvimento regional e a oferta do Ensino Superior pelas IES Privadas, pois elas têm apresentado oportunidades de formação continuada a uma parcela relevante da população de municípios distantes das capitais e de grandes centros ao Ensino Superior e, em especial, pessoas em condições econômicas mais vulneráveis. Ademais elas têm ampliado a inserção de pessoas com mais idade do gênero feminino nesta etapa da educação, bem como têm contribuído para a promoção de projetos e ações que cooperem para uma formação significativa do acadêmico e que atenda às demandas sociais, políticas e econômicas em prol do desenvolvimento do município de São Mateus, ES e região.
Show more

77 Read more

Força de desprendimento de frutos de café Conilon no Estado do Espírito Santo.

Força de desprendimento de frutos de café Conilon no Estado do Espírito Santo.

A força de desprendimento foi maior nos frutos do clone LB1 não derriçados pela colhedora automotriz em relação aos valores médios das plantas medidos antes da passada da máquina, considerando um estádio de maturação da lavoura de 80%. Isso comprova o efeito da força de desprendimento dos frutos na eficiência de colheita, concordando com Silva et al. (2010). Além disso, indica também o potencial de colheita seletiva de frutos, o que pode ser interessante em períodos com lavouras com maturação heterogênea, seja por aspectos genéticos ou por fatores climáticos. Essa seletividade já é bem entendida para o cafeeiro arábica, mas carece de maiores estudos para o cafeeiro conilon.
Show more

6 Read more

Variabilidade espacial do número de hastes de café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo.

Variabilidade espacial do número de hastes de café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo.

/ patamar (C 0 + C 1 ), valor dentro do limite de 25 a 75%. Para este ano é possível notar que uma amostragem ao acaso falharia em representar as variações encontradas. Dessa maneira, quando se amostra ao acaso, está se escondendo uma variação que existe e deve ser considerada. Em relação ao ano de 2006 não se encontrou um ajuste de um modelo teórico, apresentando efeito pepita puro ou ausência total de dependência espacial. Segundo Vieira (2000) significa que o alcance, para o dado em questão, é menor que o menor espaçamento entre as amostras. De acordo com Silva (1988) para esse dados têm-se uma distribuição completamente aleatória e a única estatística aplicável é a estatística clássica.
Show more

4 Read more

Desempenho produtivo de clones do Conilon 'Vitória' na região Sul do Estado do Espírito Santo.

Desempenho produtivo de clones do Conilon 'Vitória' na região Sul do Estado do Espírito Santo.

Remuneração da m.o. familiar (R$/dia trabalhado)  ‐  74,36  167,00  ‐    Conclusão  Existem  diferenças  entre  a  produtividade  dos  diferentes  clones  componentes  da  variedade  conilon  ‘Vitória’  na  região  estudada.  As  produtividades  alcançadas,  baseadas  nas  tecnologias  preconizadas  e  nas  boas  práticas  agrícolas,  permitiram  obter  custos  de  produção  abaixo do valor de venda do produto, tornando viável a produção de café conilon no município de  Castelo/ES. A efetiva remuneração da mão de obra familiar pode ser constatada, acima do valor  do mercado local.  
Show more

4 Read more

Avaliação de clones de café conilon de população de maturação precoce no Sul do Estado do Espírito Santo.

Avaliação de clones de café conilon de população de maturação precoce no Sul do Estado do Espírito Santo.

Em função da importância, dos problemas e das demandas levantadas dos segmentos ligados aos elos da cadeia do café, no estado do Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper vem desenvolvendo um programa de pesquisas em melhoramento genético com conilon desde 1985. Esse programa, através do lançamento de novas tecnologias, busca obter alta produtividade, qualidade satisfatória do produto final e sustentabilidade no negócio.

4 Read more

Roguind para o controle do mosaico do mamoeiro no Estado do Espírito Santo : um caso de sucesso e perspectivas.

Roguind para o controle do mosaico do mamoeiro no Estado do Espírito Santo : um caso de sucesso e perspectivas.

O controle por premunização, em que plantas de mamoeiro previamente infectadas por uma estirpe fraca e estável do vírus fi cam protegidas contra a infecção e/ou manifestação de isolados mais severos que ocorrem em campo, também já foi motivo de investigação na década de 80 em Taiwan, no Brasil e nos EUA. (LIN, 1980; REZENDE; COSTA; SOARES, 1981; REZENDE, 1985; REZENDE; COSTA, 1987; YEH; GONSALVES, 1984). No entanto, apesar dos esforços despendidos, os resultados obtidos não permitiram a implantação comercial permanente dessa tecnologia no controle da doença em campo. Há relatos sobre a utilização efi ciente desse método para o controle do mosaico do mamoeiro no Havaí e também em Taiwan, sendo neste último no período de 1984 a 1991, o que contribuiu para um considerável incremento na produção taiwanesa (YEH et al., 1988; YEH; GONSALVES, 1994). Porém, hoje se sabe que problemas de quebra de proteção, especifi cidade dos isolados fracos, entre outros, não permitiram a continuidade da aplicação da premunização naqueles países (YEH; GONSALVES, 1994). No Brasil, apesar dos esforços, o uso da premunização para o controle do mosaico do mamoeiro em São Paulo não se tornou viável devido à aparente instabilidade dos isolados fracos selecionados (REZENDE; COSTA, 1987; REZENDE; MÜLLER, 1995).
Show more

9 Read more

Dinâmica temporal da meleira do mamoeiro no estado do Espirito Santo Brasil / Temporal dynamics of papaya meleira in the state of Espirito Santo - Brazil.

Dinâmica temporal da meleira do mamoeiro no estado do Espirito Santo Brasil / Temporal dynamics of papaya meleira in the state of Espirito Santo - Brazil.

Dentre os fatores limitantes ao cultivo do mamoeiro (Carica papaya L.), os problemas fitossanitários constituem grande importância. A cultura pode ser afetada por importantes doenças, com destaque para as viroses, que causam grandes danos à lavoura. Em contrapartida, a análise da evolução temporal da meleira fornece subsídios para entender a etiologia, verificar a eficiência de sua dispersão e gerar informações sobre a influência de fatores culturais, biológicos e do ambiente na dinâmica populacional do patógeno/doença e fornece dados para o delineamento de estratégias de manejo da doença. Nesse sentido o objetivo desse trabalho foi caracterizar a evolução temporal em plantas afetadas pela meleira em pomares comerciais no município de Linhares, no Norte do Estado do Espírito Santo. O experimento foi conduzido em áreas comerciais de mamoeiro cv. ‘Sunrise Golden’, onde foi realizada a avaliação da intensidade da doença em cada área, sendo que ao final foram geradas curvas de progresso da doença, sendo cada uma considerada uma epidemia. Os dados das curvas foram submetidos à análise de regressão linear simples, ajustados nos modelos empíricos Logístico, Monomolecular e de Gompertz. O período do ano mais favorável ao desenvolvimento da doença são os meses mais frios e secos, enquanto os mais quentes e chuvosos favorecem a atenuação dos sintomas. Por fim, o modelo que melhor se ajustou às epidemias da meleira do mamoeiro foi o modelo de Gompertz.
Show more

1 Read more

Tipificação do café conilon produzido no Estado do Espírito Santo - Safra 99/00.

Tipificação do café conilon produzido no Estado do Espírito Santo - Safra 99/00.

RESUMO: O Espírito Santo, onde são cultivadas as espécies de café arábica e conilon, é o primeiro produtor nacional da espécie Coffea canephora, com altitude de 450 m, sendo considerado o divisor de implantação das lavouras. O conilon, além de sua exportação como café verde, é utilizado na indústria do solúvel e para o mercado interno, na composição de blends, em diversas percentagens de mistura. Visando monitorar a qualidade do café conilon no estado, foram amostrados 44 municípios, em junho-julho/2000, sendo as amostras referentes à safra 99/00, realizadas no café em estoque na propriedade rural. Quantificou-se o número de grãos sadios, pretos, pretos-verdes, verdes, ardidos, brocados, quebrados e impurezas, calculando-se o tipo e a freqüência de ocorrência dos defeitos, por região. Observou-se que os maiores índices de defeitos foram verificados na região de São Gabriel da Palha, seguida de Linhares, Pinheiros, Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Centro-Serrana. Os defeitos mais freqüentes foram grãos brocados, ardidos, verdes, quebrados, pretos, impurezas e grãos pretos-verdes, em ordem decrescente. Apenas 8,5% das amostras apresentaram tipo 6 e superiores. A maior incidência foi de amostras dos tipos 7/8, 6/7 e 7, respectivamente, com 28,5%, 22,0% e 18,5%. Cafés tipo 8 e AB8 somaram 22,5% das amostras. Quanto à formação do grão, observou-se que 61,65% dos grãos apresentavam classificação de chatos e 38,35%, de moka. Quanto ao tamanho da fava, 18,70% dos grãos apresentaram peneira 17 e acima; e 67,57%, peneira 15 e acima.
Show more

6 Read more

Renova Sul Conilon : programa de renovação e revigoramento do café conilon na região sul do Estado do Espírito Santo.

Renova Sul Conilon : programa de renovação e revigoramento do café conilon na região sul do Estado do Espírito Santo.

INSTITUTO FEDERAL DE ESPÍRITO SANTO Campus de Alegre Escolas Família Agrícola Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Iúna Sindicatos. Rurais Prefeituras Municipais[r]

6 Read more

Show all 4923 documents...

Related subjects