Necessidade de calagem

Top PDF Necessidade de calagem:

Métodos clássicos e algoritmos de cálculo para determinação da necessidade de calagem.

Métodos clássicos e algoritmos de cálculo para determinação da necessidade de calagem.

do Imigrante-ES, guarconi@incaper.es.gov.br; 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Araquari-SC. A calagem é prática fundamental para que se alcancem elevadas produtividades das culturas comerciais, sobretudo em solos tropicais. Os métodos criados para determinação da necessidade de calagem (NC) são baseados em princípios sólidos e amplamente aceitos. Entretanto, as fórmulas utilizadas para cálculo pouco evoluíram em décadas, mesmo existindo, para alguns casos, evidências de sua inadequação. O objetivo do presente trabalho foi comparar as necessidades de calagem calculadas por três fórmulas clássicas e por três algoritmos, definindo os mais adequados de acordo com o suprimento de Ca e Mg para a cultura do café e a menor possibilidade de provocar supercalagem. Foi utilizado um banco de dados contendo resultados analíticos de 600 amostras de solos sob plantio de café, sendo as NC estimadas pelas seguintes formas de cálculo: método da saturação por bases NC = (Ve – Va) x T/100 (SatBases) e método
En savoir plus

1 En savoir plus

Avaliação e validação de algoritmo para determinar a necessidade de calagem em lavouras de café.

Avaliação e validação de algoritmo para determinar a necessidade de calagem em lavouras de café.

cálculo: a saturação por alumínio tolerada pela cultura (m t ). De qualquer forma, as doses de calcário calculadas por esse método podem ser maiores do que o valor da acidez potencial do solo (H + Al), ou, ainda, maiores do que o valor de T, o que é completamente indesejável, visto que o pH do solo poderia atingir valores extremamente elevados. Para contornar esses problemas, o Professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (DPS- UFV), Víctor Hugo Alvarez V., propôs um algoritmo para cálculo da necessidade de calagem que considera os dois métodos citados, visando sua utilização, especialmente, em softwares que calculam as doses de corretivos e fertilizantes para determinada cultura. No algoritmo proposto, Alvarez V. pressupõe que as menores doses de calcário sejam as mais adequadas, desde que forneçam quantidades de Ca e Mg compatíveis com a necessidade das culturas e que, adicionalmente, não ultrapassem o valor de T.
En savoir plus

5 En savoir plus

Calagem e adubação de fruteiras : minicurso.

Calagem e adubação de fruteiras : minicurso.

cálcio (Ca 2+ ) e magnésio (Mg 2+ ) trocáveis. A soma de bases (SB) pode ser calculada da seguinte forma: SB = K + + Ca 2+ + Mg 2+ . c. Estimadores da capacidade tampão do solo: Estas características estimam a capacidade tampão do solo indiretamente. São elas: teor de argila e fósforo remanescente (P-rem). O teor de argila tem relação direta com a capacidade tampão do solo, mas não informa sobre a qualidade da argila, sendo, além disso, uma análise muito cara; o fósforo remanescente revela indiretamente a capacidade tampão do solo. É um ótimo estimador da capacidade tampão, sendo uma análise de custo reduzido. É importante no cálculo da necessidade de calagem e fundamental na determinação das classes de fósforo do solo.
En savoir plus

54 En savoir plus

Recomendação de adubação e calagem.

Recomendação de adubação e calagem.

visa, como o próprio nome diz, neutralizar o Al 3+ presente no solo e, ainda, fornecer Ca e Mg de acordo com a necessidade da cultura. Para Alvarez V. e Ribeiro (1999), a necessidade de calagem não está relacionada somente com o pH do solo, mas também com a sua capacidade tampão e a sua capacidade de troca de cátions. Solos mais tamponados necessitam de mais calcário para aumentar seu pH do que os menos tamponados. A capacidade tampão, nesse caso, relaciona-se diretamente com os teores de argila e de matéria orgânica no solo, bem como com o tipo de argila, mais ou menos ativa.
En savoir plus

24 En savoir plus

Seleção e avaliação de métodos para estimar para estimar a necessidade de calcário em solos brasileiros.

Seleção e avaliação de métodos para estimar para estimar a necessidade de calcário em solos brasileiros.

SINOPSE A determinação da necessidade de calcário em 19 solos brasileiros foi estudada neste trabalho através dos seguintes métodos: alumínio trocável, SMP, 1 ponto de equilíbrio e 2 pontos de equilíbrio. Estes métodos revelaram altos coefi cientes de correlação com a necessidade de calcário para ele var o pH dos solos a 6,0 e 6,5.

110 En savoir plus

Nutrição, calagem e adubação da batata baroa.

Nutrição, calagem e adubação da batata baroa.

Então, fica evidente, que o N, apesar de ser o segundo nutriente acumulado e exportado nas raízes de batata-baroa, muitas vezes tem sua necessidade suprida exclusivamente pela aplicação de matéria orgânica, largamente recomendada para o cultivo de hortaliças. Entretanto, quando não for aplicada matéria orgâni- ca ou quando sua dose for baixa, não se deve prescindir da aplicação de N. Caso haja deficiência de N na planta, o sintoma ocorre nas folhas mais velhas, carac- terizando-se pelo amarelecimento do limbo foliar. Por ser facilmente translocado na planta, essa carência poderá provocar redução do seu crescimento.
En savoir plus

12 En savoir plus

Calagem e adubação.

Calagem e adubação.

Calagem em cobertura em faixas de 1 m em lavouras com 3 m entrelinhas (área de aplicação = 75%) 4.2 USO RACIONAL DO CALCÁRIO A calagem, por elevar o pH do solo, aumenta a atividade microbiana, favorecendo a mineralização da matéria orgânica e liberando os nutrientes anteriormente ligados às cadeias carbônicas. Esses nutrientes, agora disponíveis, são facilmente absorvidos pelas plantas, desde que a mineralização ocorra sobre o volume de solo onde está a maior densidade de raízes, isto é, próxima às plantas. Se a aplicação de calcário for realizada em local com pequena concentração de raízes, os nutrientes, liberados pelo processo, poderão ser perdidos por lixiviação. A aplicação de calcário sobre toda a superfície do terreno na implantação de uma cultura perene ou nas entrelinhas de lavouras em estádio inicial de desenvolvimento deve ser evitada, para que se preserve a matéria orgânica como “banco de nutrientes”, o qual poderá ser utilizado conforme o desenvolvimento do sistema radicular. Além disso, a manutenção da cobertura morta pode auxiliar na redução da erosão superficial. A calagem em área total só deve ser realizada se forem cultivadas culturas intercalares.
En savoir plus

16 En savoir plus

Educação do Campo: uma necessidade para o desenvolvimento rural das comunidades de Japira e Chapadão das Palminhas no Município de Linhares/ES.

Educação do Campo: uma necessidade para o desenvolvimento rural das comunidades de Japira e Chapadão das Palminhas no Município de Linhares/ES.

Ainda segundo Santos (1988, p. 19): Durante alguns séculos, campo e cidade interagiam mutuamente, mas com o processo que se inicia com as grandes navegações e consolida-se com a revolução industrial, não é mais possível ficarmos imunes às mudanças e continuarmos com os mesmos conceitos e classificações hierárquicas. Quando Lisboa, Londres etc., têm relações intensas com áreas distantes, de onde vem grande parte de suas riquezas, é pouco falarmos apenas em uma cidade que tem um campo do qual depende e vice-versa, ou antes, é incorreto. As relações com áreas longínquas ao campo imediato passam a ser uma constante, e mesmo uma necessidade. Mas a noção antiga perdurou e mesmo hoje, quando a vida rural às vezes se torna quase autônoma em relação à próxima cidadezinha, ainda encontramos incorretamente mencionado o tipo clássico de relações entre cidade e campo.
En savoir plus

81 En savoir plus

Show all 8 documents...