Forma de aplicação de P

Top PDF Forma de aplicação de P:

Áreas potenciais do Estado do Espírito Santo para aplicação do lodo de esgoto na agricultura.

Áreas potenciais do Estado do Espírito Santo para aplicação do lodo de esgoto na agricultura.

No que diz respeito às restrições, de acordo com a resolução Conama nº 375, não é permitida a aplicação do lodo de esgoto em áreas de conservação ambiental, de preservação permanente, de preservação de mananciais, zonas de transporte de água para fontes de água mineral, balneários e estâncias de águas minerais e potáveis de mesa, em solos rasos com menos de 50 cm de espessura até o horizonte C, e em áreas com profundidade do lençol freático menor que 1,5 m. Além destas, a resolução estabelece ainda critérios quanto à proximidade de poços rasos, residências e vias públicas, bem como a forma de aplicação de acordo com a declividade da parcela. Diante de tantas variáveis a serem analisadas, o uso de ferramentas computacionais, mais especificamente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), são imprescindíveis e auxilia os estudos e a avaliação da potencialidade e aptidão de determinada região para a aplicação do lodo de esgoto com finalidade agrícola. Neste capítulo, são apresentadas as diretrizes referenciadoras para a definição das áreas potenciais para a disposição de lodo de esgoto, com fins agrícola e florestal, em 77 municípios do Estado do Espírito Santo.
En savoir plus

8 En savoir plus

Cooperação técnica para a capacitação e aplicação de diagnóstico participativo em área piloto de Xai-Xai, Moçambique.

Cooperação técnica para a capacitação e aplicação de diagnóstico participativo em área piloto de Xai-Xai, Moçambique.

Era importante que a equipe pudesse expor e debater alguns princípios orientadores da ação em uma comunidade, quais sejam, a ideia de participação, desenvolvimento e cultura/território/identidade. Por meio de grupos de trabalhos (GT) os 17 técnicos apresentaram, debateram, juntamente com a missão Capixaba esses conceitos, fornecendo um pano de fundo teórico conceitual e construindo uma base de relações entre os técnicos de Xai-Xai, de forma a identificar perfis e papeis que cada um cumpriria na aplicação do DRP.

5 En savoir plus

Aplicação de filtros de partículas para a assimilação de dados em problemas de fronteira móvel

Aplicação de filtros de partículas para a assimilação de dados em problemas de fronteira móvel

Estado foi demonstrada através da aplicação em um processo de polimerização, sendo os resultados comparados com os resultados obtidos pelo filtro de Kalman estendido. Recentes métodos de simulação Bayesiana apresentaram inúmeras maneiras de avaliar a distribuição a posteriori, tanto de forma analítica ou quando a função de verossimilhança é computacionalmente intratável. Apesar de representar um avanço metodológico substancial, os métodos existentes, em razão da rejeição de amostragem ou de cadeia de Markov Monte Carlo podem ser altamente ineficientes e, portanto, exigem bem mais partículas para facilitar a implementação. Por isso, SISSON e FAN (2002) apresentaram um novo algoritmo com uma abordagem Monte Carlo sequencial que supera estas ineficiências, onde a função de verossimilhança é substituída por uma função dada pela distância Euclidiana entre os dados observados e os dados simulados pelo algoritmo. SISSON e FAN (2002) demonstraram a eficiência do novo método através de um estudo epidemiológico sobre a taxa de transmissão da tuberculose .
En savoir plus

181 En savoir plus

Aplicação da metodologia de modelos mistos na estimação de componentes de variância em mamoeiro.

Aplicação da metodologia de modelos mistos na estimação de componentes de variância em mamoeiro.

Como resultado dessa influência ambiental, as estimativas de herdabilidade individual no sentido amplo ( ) foram considerados baixos para todas as variáveis avaliadas ficando entre 8,6 e 14,9% respectivamente para incidência de pinta-preta nas folhas e a largura da cavidade ovariana. Este resultado indica que métodos de seleção mais rigorosos precisam ser aplicados para obter ganhos genéticos satisfatórios (RAMOS et al., 2014). Além disso, segundo Falconer e Mackay (1997), a herdabilidade é uma propriedade não somente de um caráter, mas também, da população, das circunstâncias ambientais as quais os indivíduos são submetidos e da forma em que o fenótipo é mensurado. Mesmo assim, possibilidades reais de progresso genético ainda são observados.
En savoir plus

6 En savoir plus

Polos de produção de energia, alimento e cidadania : conceito e aplicação em políticas públicas

Polos de produção de energia, alimento e cidadania : conceito e aplicação em políticas públicas

Para o segmento (3), o impacto ambiental negativo da expansão da cana-de- açúcar está nas queimadas e nas extensas áreas de monocultora que compro- metem a biodiversidade. Na sua visão, a expansão nos moldes que vem ocor- rendo irá gerar impactos na Amazônia – com a expansão da pecuária – e no Cerrado, com a elevação dos índices de desmatamento e de desertificação. A quantidade produzida de vinhaça também representará para este setor uma ameaça ambiental. Para o grupo (1), este aspecto é contrabalançado pelo im- portante papel do etanol na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e no seu balanço energético extremamente favorável. Para o grupo (6), a certifi- cação contribuirá de forma importante para a preservação ambiental das áreas de produção em função das exigências que serão criadas para a exportação.
En savoir plus

108 En savoir plus

Aplicação de avaliação ecológica rápida (AER) de euglossina para conservação da Mata de Aluvião, Linhares, Espírito Santo.

Aplicação de avaliação ecológica rápida (AER) de euglossina para conservação da Mata de Aluvião, Linhares, Espírito Santo.

O presente estudo teve como objetivo verificar a diversidade de Euglossina a partir da estimativa de riqueza, para avaliar a necessidade de cria¸ c˜ ao de Unidade(s) de Conserva¸ c˜ ao (UC). O estudo foi realizado em Linhares, ES, em ´ areas de forma¸ c˜ oes de tabuleiro costeiro de florestas ombr´ ofilas densas (19 º 24’31,6”S, 39º 51’17,1” W) e em ´area de crescimento secund´ario em intenso estado de regenera¸ c˜ ao (19 º 25’ 42,33”S, 40º03’50,63”W). Para atrair e amostrar machos de Euglossina foram utilizados chuma¸cos de algod˜ ao com essˆ encia de eucaliptol, colocados no interior de 16 armadilhas confeccionadas com garrafas pet incolor, com um cone verde fixado na lateral e penduradas a 1,5 m do ch˜ ao, a 5m uma da outra. Os exemplares coletados foram alfinetados, secos em estufa e identificados. A estimativa de riqueza foi obtida atrav´ es do estimador n˜ ao-param´ etrico Jackknife de 1 ªordem. Foram capturados 46 indiv´ıduos em 48 horas de amostragem, pelo m´ etodo de Avalia¸ c˜ ao Ecol´ ogica R´ apida (AER), pertencentes a trˆ es gˆ eneros e seis esp´ ecies, sendo duas esp´ ecies de cada gˆ enero Eulaema, Euglossa, Exaerete. A esp´ ecie mais abundante foi Eulaema negrita (48%), seguida de Euglossa cordata (37%) e Euglossa imperialis (9%). As demais, Eulaema cingulata, Exaerete dentata, Exaerete smaragdina representaram apenas 2% cada. Estimou-se a ocorrˆ encia de 8,91±3,3, ou seja, provavelmente ocorre de seis a 13 esp´ ecies dessas abelhas. O padr˜ ao da estimativa de riqueza indicou que ´ e necess´ ario maior esfor¸ co de coleta na Foz do Rio Doce. Estudos realizados no Brasil, num per´ıodo m´ınimo de 12 meses, com mais de um tipo de essˆ encia, obtiveram a riqueza similar ou igual ao presente trabalho. A Foz do Rio Doce ´ e classificada como ´
En savoir plus

1 En savoir plus

Previdência social : um comparativo entre trabalho forma e informal no município de Venda Nova do Imigrante - ES.

Previdência social : um comparativo entre trabalho forma e informal no município de Venda Nova do Imigrante - ES.

RESUMO: Atualmente, o mercado de trabalho está mais rigoroso e seletivo, valorizando as pessoas com qualificação e experiência profissional. Assim, os trabalhadores que não se adequam a este perfil têm como consequência o desemprego. Para se inserir no mercado de trabalho, alguns optam por qualificação profissional, outros optam pela informalidade e alguns são expostos à marginalização. O objetivo do trabalho foi caracterizar os trabalhadores informais do município de Venda Nova do Imigrante-ES, para que sejam apontados os motivos que os levaram a esta condição e sejam apresentados, nesse contexto, os benefícios da formalização. Foi realizada, então, uma pesquisa subdividida em duas etapas: pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva de levantamento, com aplicação de questionários a 20 trabalhadores informais. Após a análise dos resultados, foi possível identificar que a faixa etária prioritária de trabalhadores informais é de 20 a 40 anos, e que o grupo familiar é pequeno; a jornada de trabalho está acima de 8 horas diárias; a renda varia de um a três salários mínimos, com local de trabalho indefinido; a expansão do trabalho informal no Município de Venda Nova do Imigrante-ES é decorrente da melhor renda na informalidade, do desemprego e da não-subordinação; A maior parte dos entrevistados está satisfeita trabalhando na informalidade e tem como objetivo transformar a informalidade em negócio próprio formal; os trabalhadores não reconhecem a importância da contribuição do pagamento de INSS autônomo.
En savoir plus

16 En savoir plus

Aplicação de Surround® WP em café arábica para avaliação da produtividade e qualidade.

Aplicação de Surround® WP em café arábica para avaliação da produtividade e qualidade.

homogeneização antes de ser colocado na bomba de pulverização e durante a aplicação constantemente era agitado de forma manual. Os tratos culturais adotados nas lavouras para o ciclo de 2017/2018 foram 03 adubações do formulado 20-05-20 na dose de 120 g/planta. Foi realizado o controle da ferrugem e do bicho mineiro no solo e a ferrugem foi feito uma complementação foliar em março e também foram realizadastrês aplicações foliares com micronutrientes (B, Cu, Mn e Zn) para uma produtividade esperada para essa safra de 2018 acima de 70,0 Sc/ha. Os demais tratos culturais foram os recomendados para a cultura do café arábica na Região de Montanhas.As avaliações da fluorescência inicial (F0), da fluorescência variável (Fv), da fluorescência máxima (Fm) e do rendimento quântico máximo do fotossistema II (PSII) (Fv/Fm), Fluxo de energia capturada por energia dissipada (Fv/F0), Energia absorvida por unidade de centro de reação (ABS/RC) e Índice Fotossintético (PI) foram obtidas por meio do fluorímetro Pocket PEA (PlantEfficiencyAnalyser, Hansatech, Inglaterra), nos frutos expostos ao sol na orientação Oeste, no dia 30 de março de 2018, às 14:00h. A colheita foi realizada em julho/2018 para determinação da produtividade e qualidade. As amostras de café foram medidas, pesadas e depois foi retirada uma amostra aleatória de 2,0L/parcela para determinação da produtividade. Outra amostra também de 2,0L/parcela, de somente frutos cerejas foi retirada para avaliação da qualidade da bebida. As amostras foram secadas em terreiro de cimento coberto até atingir 11,5 a 12% de umidade nos grãos. Após 30 dias foi realizada a análise sensorial da bebida de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) do café no laboratório da Secretaria de Agricultura de Brejetuba por 03 degustadores profissionais.Para a análise estatística da produtividade e qualidade foi aplicado o teste Testet pelo programa SISVAR (Ferreira, 2011) a 5,0% de significância.
En savoir plus

2 En savoir plus

Aplicação exógena de quitosana no sistema antioxidante de jaborandi.

Aplicação exógena de quitosana no sistema antioxidante de jaborandi.

O aumento na concentração de peróxidos, concomitante à ativação da CAT, sugere a hipótese de que o tratamento na maior concentração de quitosana induziu de forma elevada o estresse oxidativo das células do jaborandi. Supõem-se que, na maior concentração de quitosana aplicada, a produção de espécies reativas de oxigênio excedeu a capacidade de controle da célula, acarretando em dano por peroxidação lipídica, oxidação de proteínas, danos para os ácidos nucleicos e inibição de enzimas (SHARMA et al., 2012). De fato, isso foi observado na maior concentração que as folhas completamente expandidas apresentaram o bordo necrosado e inúmeros pontos necróticos no limbo, vindo a sofrer abscisão com o decorrer dos dias.
En savoir plus

7 En savoir plus

Teores de nutrientes nas águas residuárias do café e características químicas do solo após sua aplicação.

Teores de nutrientes nas águas residuárias do café e características químicas do solo após sua aplicação.

apresentação A geração de resíduos oriundos do processo produtivo é um desafio para as regiões produtoras de alimentos o que provoca um aumento crescente da demanda por adequação de processos, simplificação de sistemas de tratamento e redução de custos operacionais. O conhecimento da composição e das tecnologias desenvolvidas possibilita a sua utilização com alternativas mais viáveis para viabilizar seu reaproveitamento na forma de adubação orgânica, o que proporciona um maior controle ambiental e a minimização dos custos com a adubação das culturas.
En savoir plus

26 En savoir plus

Aplicação de novas tecnologias na bovinocultura leiteira

Aplicação de novas tecnologias na bovinocultura leiteira

bovinocultura leiteira Resumo - As novas tendências do agronegócio do leite, tanto público quanto na iniciativa privada, são de profissionais multidisciplinares, que contribuam com os outros profissionais da equipe agropecuária na melhoria da qualidade e da produtividade animal. A área de atuação desse profissional é de ampla diversidade, e cabe a um explorar todas as potencialidades tecnológicas disponíveis. Dessa forma, a demanda pelo profissional capacitado para atuar nas propriedades leiteiras é realidade crescente no Espírito Santo, dadas as tendências do mercado internacional, melhoria da produtividade e qualidade dos produtos ofertados. A produção leiteira necessita de profissionalização no setor para que assim consiga expressão do potencial genético dos animais através de um processo nutricional adequado, manejos que proporcionem maior rentabilidade, produtividade e competitividade no mercado internacional. Portanto, a proposta deste artigo é de suprir essa lacuna do mercado de trabalho regional, pois ideologicamente somos sabedores que são poucos os profissionais sensibilizados a respeito da necessidade de produzir com eficiência e baixo impacto ambiental, ou seja, os recursos de aprendizagem a serem usados estão articulados de forma a construir um profissional não somente teórico/prático, mas também sensibilizado para as necessidades do mercado consumidor, da necessidade humana e qualidade no produto ofertado.
En savoir plus

15 En savoir plus

Analitico, Sintetico e A Priori: Questioni di Forma. Il Dibattito tra Fenomenologia Husserliana e Empirismo Logico

Analitico, Sintetico e A Priori: Questioni di Forma. Il Dibattito tra Fenomenologia Husserliana e Empirismo Logico

Ora, però, se Husserl da un lato ha ben presente la differenza tra la forma degli enunciati e la 26 Wittgenstein ritiene che sia sufficiente costruire una tavola di verità per le esclusioni (diversa da quella della congiunzione) perché si possa dire che esse sono vere per la forma (cfr. Wittgenstein 1929, p. 170). Tuttavia, questa assomiglia molto ad una mossa ad hoc. Infatti, se l'incompatibilità tra “a è rosso” e “a è verde” è formale, allora questo deve essere evidente sulla base della forma, e cioè della sola semantica dei connetivi logici. Se, invece, noi basiamo l'incompatibilità tra quei due enunciati su un'analisi semantica dei termini che in essi compaiono – analisi che ci porta alla costruzione di una tavola di verità particolare – e usiamo questo procedimento per sostenere che si tratta di una specie differente di incompatibilità formale, allora la nostra argomentazione è sospetta. In particolare sembra che usiamo la parola “formale” in due modi differenti: in un senso, quando parliamo delle contraddizioni e in un altro senso, diverso dal primo, quando parliamo delle esclusioni. E questo è ancor più sospetto, dal momento che insinua il dubbio di un uso ambiguo del termine “forma” da parte di Wittgenstein.
En savoir plus

27 En savoir plus

Évaluation de l’association entre l’exposition postnatale aux p,p’-DDT et p,p’-DDE et l’indice de masse corporelle chez les enfants japonais

Évaluation de l’association entre l’exposition postnatale aux p,p’-DDT et p,p’-DDE et l’indice de masse corporelle chez les enfants japonais

Production et utilisation Le dichlorodiphényltrichloroéthane (DDT) est un composé synthétisé pour la première fois en 1874. Ses propriétés insecticides furent découvertes en 1939. Il a été utilisé pendant la Deuxième Guerre mondiale par les militaires et les civils afin d’éradiquer les maladies à transmission vectorielle telles que la malaria et le typhus (2, 3). Il a aussi été utilisé comme pesticide agricole dans de nombreux pays. Son efficacité, son faible coût et sa persistance font de cet insecticide à large spectre un produit hautement appliqué (2). Il atteint son pic de popularité en 1962, où 85 000 tonnes sont produites aux États-Unis (2). En 2002, il était estimé que la production mondiale de DDT s’élevait à deux millions de tonnes (2). La United States Environmental Protection Agency (US EPA) a banni la production et l’utilisation de ce pesticide aux États-Unis en 1972, avec pour seule exception les cas d’urgence de santé publique (2, 3). Au Japon, le DDT fut banni en 1981. En 1991, le DDT est banni comme pesticide agricole ou comme insecticide à usage domestique dans 26 pays (4). Plusieurs autres pays en ont fait de même ou ont resserré leurs règles d’utilisation en 2004, suite à la Convention de Stockholm (5). De nos jours, le p,p’-DDT est toujours produit en Inde (6). Il est estimé qu’en 2014, environ 3140 tonnes étaient utilisées pour combattre la malaria dans certains pays africains et en Inde, ce dernier étant responsable de la production de 96-97 % de cette quantité (6).
En savoir plus

79 En savoir plus

Alterações químicas do solo em função da aplicação da água do processamento do café.

Alterações químicas do solo em função da aplicação da água do processamento do café.

Tabela 1: Características químicas do solo, na profundidade de 0 a 20cm, dos talhões onde foram aplicadas as doses de água do processamento do café estimadas para elevar a saturação por potássio na CTC pH7 do solo a 5% Dose de APC pH P K Na Ca 2+ Mg 2+ Al 3+ H+Al V MO L m -2 ---------- mg dm -3 ---------- ----------------- cmol c dm -3 ----------------- % dag kg -1

2 En savoir plus

La forma della quantità. Analisi algebrica e analisi superiore : il problema dell'unità della matematica nel secolo dell'illuminismo.

La forma della quantità. Analisi algebrica e analisi superiore : il problema dell'unità della matematica nel secolo dell'illuminismo.

L’archive ouverte pluridisciplinaire HAL, est destinée au dépôt et à la diffusion de documents scientifiques de niveau recherche, publiés ou non, émanant des établissements d’enseignemen[r]

915 En savoir plus

Las acciones del IICA en agricultura orgánica: una forma de poner en práctica el desarrollo sostenible en las Americas

Las acciones del IICA en agricultura orgánica: una forma de poner en práctica el desarrollo sostenible en las Americas

Currently, IICA, PNAO, and other national institutions from the organic sector are implementing a project on "Development of a national strategy to develop the Costa Rican organic [r]

6 En savoir plus

Las acciones del IICA en agricultura orgánica: una forma de poner en práctica el desarrollo sostenible en las Americas

Las acciones del IICA en agricultura orgánica: una forma de poner en práctica el desarrollo sostenible en las Americas

Además de esos proyectos, el IICA colaboró con el LVV en la validación con cero agroquímicos del proceso productivo de piña mejorada en una forma muy práctica y exitosa. TRINIDAD Y TOBAGO La AC de Trinidad y Tobago, junto con la FAO y otras instituciones internacionales, organizaron en octubre del 2001 un taller sobre producción de hortalizas orgánicas. En este país, el Instituto Caribeño de Desarrollo e Investigación Agrícola (CARDI) ha tomado el liderazgo en la promoción de este sistema productivo y se espera que el IICA pueda capacitar a productores en el tema orgánico utilizando los diferentes Centros de Educación a Distancia disponibles.
En savoir plus

6 En savoir plus

La forma ecclesiae comme langage

La forma ecclesiae comme langage

souplesse aux motions de l’Esprit Saint, une vraie renovatio à travers le retour au principe de la Tradition ou un vrai développement de la Tradition 5 . La question du témoignage est cruciale pour l’Église et sa crédibilité au niveau de l’annonce de l’Évangile. Cela fait également appel au « style de vie », non seulement sur le plan individuel, mais aussi collectif. Le pape François l’emploie par exemple à neuf reprises 6 dans EG, et c’est chaque fois en lien avec l’Évangile, la question du témoignage, le rapport à l’autre, etc. Une telle insistance illustre le fait que toute la vie de l’Église, sous quelque forme que ce soit, est appelée à être un témoignage, un langage crédible qui favorise l’annonce de la Bonne Nouvelle. Bressan a énoncé que « la figura ideale di Chiesa rappresenta la promessa, l’ignoto che racchiude il sogno di una istituzione ecclesiale finalmente capace di rispondere tutte le aspettative, capace di esaudire tutte le richieste avanzate verso di esse 7  ». Pourtant nous sommes loin de déterminer une forma ecclesiae « passe-partout » à cause de la diversité des peuples et par conséquent de l’Église, à cause de la variété de défis qui se présentent à l’Église d’une région du monde à l’autre. Toutes les formes ecclésiales exposées dans ce travail de recherche montrent la complexité du sujet dans la mesure où il n’y a pas de forma ecclesiae unique qui réponde aux enjeux actuels de la NE, car elles sont complémentaires les unes avec les autres. Néanmoins, toutes les nouvelles formes et expressions de l’Église doivent pouvoir répondre aux contextes socioculturels et permettre l’annonce de l’Évangile qui est ce pour quoi l’Église existe et se réforme continuellement. Elles doivent également être capables de témoigner au cœur du monde, de refléter le style évangélique puisque la Parole de Dieu est la norme de l’Église. Finalement, en étant dans le Christ veluti sacramentum, l’Église, par ses pratiques et ses formes, doit être en mesure de faire resplendir la lumière du Christ sur toutes les nations.
En savoir plus

130 En savoir plus

Measurements of the Decays $B^0 \to \bar{D}^0p\bar{p}$, $B^0 \to \bar{D}^{*0}p\bar{p}$, $B^0 \to D^{-}p\bar{p}\pi^+$, and $B^0 \to D^{*-}p\bar{p}\pi^+$

Measurements of the Decays $B^0 \to \bar{D}^0p\bar{p}$, $B^0 \to \bar{D}^{*0}p\bar{p}$, $B^0 \to D^{-}p\bar{p}\pi^+$, and $B^0 \to D^{*-}p\bar{p}\pi^+$

In comparison with phase space, an enhancement at low pp mass is seen in all decay channels. Such an enhancement has been observed in other situations [19, 20, 21, 22]; indeed, it is also observed in the back- ground pp distributions in this analysis. In the left plot of Figure 4 the pp distributions for all four modes have been overlaid removing the events with M (D (∗) p) less than 3.1 GeV/c 2 and normalizing to the total area. In addition, each event entering Figure 4 has been weighted by a phase-space factor and thus the distribution is pro- portional to the square of the matrix element. The dis- tributions of the four modes show the same behavior. We have also compared our phase-space corrected pp distri- butions (averaged over the four modes) to those measured in e + e − → ppγ [20] and B + → ppK + [21] by B A B AR , shown on the right of Figure 4, and again there appears to be good agreement.
En savoir plus

9 En savoir plus

Corps $p$-rationnels, corps $p$-réguliers, et ramification restreinte

Corps $p$-rationnels, corps $p$-réguliers, et ramification restreinte

publiée dans les Actes du Séminaire 87/88, s’est révélée inexploitable du fait de l’accumulation malheureuse d’erreurs typographiques. 0. Introduction et notations Fixons une fois pour toutes un nombre premier p. Pour chaque corps de nombres K (de degré fini sur Q), désignons par l’ensemble des places de K, et par le sous-ensemble des places qui divisent p. Choisissons

22 En savoir plus

Show all 2079 documents...