• Aucun résultat trouvé

Coeficiente da cultura do mamoeiro em lisímetro de pesagem.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Partager "Coeficiente da cultura do mamoeiro em lisímetro de pesagem."

Copied!
4
0
0

Texte intégral

(1)

Papaya Brasil 2007 Papaya Brasil 2007

423

COEFICIENTE DE RESPOSTA (ky) DO MAMOEIRO RELACIONANDO PRODUTIVIDADE COM DÉFICIT HÍDRICO NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE

Robson Prucoli Posse1, Salassier Bernardo1, Elias Fernandes de Sousa1, Messias Gonzaga Pereira1, Pedro

Henrique Monnerat1, Sheila Cristina Prucoli Posse2, Romildo Domingos Gottardo1

1Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Av. Alberto Lamego, 2000, CEP: 28013-602,

Campos dos Goytacazes-RJ. posse@uenf.br; 2Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão

Rural – Incaper, Cx. Postal 62, CEP: 29915-140, Linhares-ES, sheilaposse@incaper.es.gov.br

INTRODUÇÃO

Considerando a importância dos efeitos do manejo hídrico sobre a produtividade de uma cultura, entre os métodos de quantifi cação da produtividade em função do efeito hídrico na planta, o coefi ciente de resposta da produção ou índice de sensibilidade ao défi cit hídrico (ky) vem se destacando. Pesquisas já foram realiza-das com o objetivo de determinar o ky em algumas culturas, tais como no café, na batata, no feijão, porém, para a cultura do mamoeiro, não se tem informação a respeito do ky. A utilização do ky para planejamento, dimensionamento e operação de áreas irrigadas permite ao produtor avaliar o efeito da lâmina de irrigação e defi nir sua utilização, em termos de rendimento e produção total da cultura. A sensibilidade das culturas ao suprimento de água (ky) pode ser assim classifi cada: baixo (ky <0,85); baixo/médio (0,85 < ky < 1,00); médio/ alto (1,00 < ky < 1,15) e alto (ky > 1,15) (DOORENBOS; KASSAM, 1979).

Considerando a necessidade de maiores informações sobre a sensibilidade da cultura do mamoeiro em relação ao fornecimento de água, este experimento teve como objetivo determinar o coefi ciente de resposta (ky) na produção de frutos comerciais e produção total do mamoeiro cultivado na região norte fl uminense. MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado na Estação Evapotranspirométrica do CCTA/UENF, em Campos dos Goyta-cazes-RJ, no período de 25/04/2006 a 18/05/2007, utilizando o mamoeiro (Carica papaya L.) da variedade Híbrido UENF/CALIMAN01 plantados em fi leiras simples (3,0 x 3,0 m). O experimento foi instalado seguindo a um delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos (lâminas de irrigação), correspondendo às reposições de 50% (T1), 75% (T2), 100% (T3), 125% (T4) e 150% (T5) da evapotranspiração de referência (ETo - Penman-Monteith FAO), com quatro repetições. As irrigações foram realizadas três (3) vezes por se-mana: às segundas; quartas e sextas-feiras. Os tratamentos tiveram início no dia 24/07/2006 (90 DAT). Com o início da maturação (18/01/2007, aos 268 DAT), os frutos foram colhidos semanalmente, no estádio I de maturação, identifi cados e separados em frutos comerciais (peso igual ou maior que 800 g) e não comerciais (pesos menores que 800 g). A última colheita ocorreu no dia 18/05/2007, aos 388 DAT, juntamente com o término do experimento.

Para o cálculo do coefi ciente de resposta da cultura ao défi cit hídrico (ky), utilizou-se o modelo descrito por Doorenbos e Kassam (1979) (Equação 01), em que, Yr é o rendimento real obtido, em t ha-1, Ym o

rendi-mento máximo obtido, em t ha-1, ETr a evapotranspiração real, em mm e ETm a evapotranspiração máxima,

em mm. Para a estimativa da disponibilidade hídrica da cultura, utilizou-se o método do balanço hídrico diário. A ETm e a ETr foram calculados segundo Allen et al. (1998).

(2)

Papaya Brasil 2007

424

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Mesmo fazendo-se o uso de reposições hídricas acima do valor da evapotranspiração de referência, os tratamentos T4 e T5 sofreram defi ciência hídrica, defi ciência esta ocorrida em pelo menos uma fase ou época de seu desenvolvimento. As lâminas aplicadas (irrigação + precipitação efetiva), que correspondem a evapo-transpiração real da planta, em todos os tratamentos foram menores que a evapoevapo-transpiração máxima que a cultura poderia atingir (Tabela 1).

TABELA 1. Valores totais da evapotranspiração de referência (ETo), das precipitações totais (Pt), efetivas (Pe) e excedentes (Pex), da irrigação realizada (I), do total de lâmina aplicada (ETr) e o total da evapotranspiração máxima da cultura (ETm) durante o período de avaliação para os diversos tratamentos realizados na cultura do mamoeiro Híbrido UENF/CALIMAN 01

A máxima produção comercial real da cultura do mamoeiro aos 13 meses de cultivo e com quatro meses de colheita foi obtida no tratamento T3 com 38,78 t ha-1 (Tabela 2) e a máxima produção total real

encontra-da foi no tratamento T5 com 49,42 t ha-1 (Tabela 3). A produção comercial foi bem próxima à encontrada por

MARINHO (2007), que foi de 39,88 t ha-1, para o mesmo período de colheita (quatro meses), com a mesma

variedade e cultivados no Norte do Estado do Espírito Santo.

A produtividade máxima comercial encontrada para a cultura do mamoeiro, obtida pela curva de produ-tividade da cultura, foi de 44,54 t ha-1, enquanto, a produtividade máxima total foi de 49,91 t ha-1. Em relação

à produção total de cada tratamento, 45,70% representou a produção não comercial no tratamento T1, assim como, 25,61%, 14,83%, 19,50% e 29,57% representaram a produção não comercial para os tratamentos T2, T3, T4 e T5 respectivamente. Pôde-se observar que, com uma menor aplicação e/ou reposição hídrica, a planta produziu mais frutos não comerciais e, à medida que foi incrementando o fornecimento hídrico até uma lâmina de 1.413,67 mm (T3) a quantidade de frutos não comerciais foi se reduzindo, representando a lâmina que produziu uma menor quantidade de frutos não comerciais. Aplicações superiores ao tratamento T3 fi zeram com que ocorresse novamente um aumento de frutos não comerciais.

Um défi cit hídrico ocasiona atraso no desenvolvimento do mamoeiro, reduzindo a taxa de crescimento do caule e das folhas, além de poder provocar queda das fl ores ou estímulo à produção de fl ores estéreis (BERNARDO et al., 1996). O efeito do défi cit hídrico na produção comercial pôde ser notado, onde, uma redução de 33,24% do fornecimento hídrico ocasionou uma queda de 51,13% na produtividade comercial (Tabela 2).

Mesmo estando todos os tratamentos com défi cit hídrico, para a determinação do ky, para a produção comercial do mamoeiro, foi excluído do cálculo o tratamento T5 pelo fato de que, mesmo estando este em défi cit hídrico (ETr < ETm), o défi cit deve ter ocorrido em alguma fase da cultura e não em toda ela, sem contar que, a grande quantidade de água que era aplicada deve ter feito com que o mamoeiro não tivesse deixado de produzir em função do excesso de água, mas talvez em função da retirada de nutrientes (lixiviação) que por ventura possa ter ocorrido. Assim, utilizando a Equação 1, plotando a relação entre a queda de rendimento re-lativo (1 – Yr/Ym) e o défi cit de evapotranspiração relativa (1 – ETr/ETm), ambos da produção comercial, para

(3)

Papaya Brasil 2007 Papaya Brasil 2007

425

os quatro tratamentos (T1, T2, T3 e T4) e, ajustando uma equação de regressão linear passando pela origem fazendo com que o intercepto seja nulo, pôde-se determinar o valor do ky que foi de 1,46, apresentando um coefi ciente de determinação (R2) igual a 0,94 (Figura 1a).

TABELA 2. Valores totais da lâmina aplicada (ETr), da evapotranspiração máxima da cultura (ETm), do défi cit de evapotranspiração relativa (1 – ETr/ETm), da produção real comercial (Yrc), da produção máxima comercial (Ymc) e da queda de rendimento relativo (1 – Yrc/Ymc) nos diversos tratamentos realizados na cultura do mamoeiro Híbrido UENF/CALIMAN 01

FIGURA 1. Relação entre o défi cit das evapotranspirações relativas e a queda dos rendimentos relativos na produção comercial (a) e total (b) do mamoeiro cultivar HÍBRIDO UENF/CALIMAN 01, cultivado na região norte fl uminense.

Na Tabela 3 é possível observar o efeito do défi cit hídrico na produção total do mamoeiro. Uma redução de 33,24% do fornecimento hídrico resultou em uma queda de 19,69% na produtividade total. Na determi-nação do ky para a produção total do mamoeiro, utilizou-se os cinco tratamentos e, utilizando a Equação 1, plotando (1 – Yr/Ym) e (1 – ETr/ETm), ambos referentes à produção total e, ajustando uma equação de re-gressão linear passando pela origem fazendo com que o intercepto seja nulo, pôde-se determinar o valor do ky que foi de 0,57 (R2 = 0,88) (Figura 1b).

TABELA 3. Valores totais da lâmina aplicada (ETr), da evapotranspiração máxima da cultura (ETm), do défi cit de evapotranspiração relativa (1 – ETr/ETm), da produção real total (Yrt), da produção máxima total (Ymt) e da queda de rendimento relativo (1 – Yrt/Ymt) nos diversos tratamentos realizados na cultura do mamoeiro Híbrido UENF/CALIMAN 01

(4)

Papaya Brasil 2007

426

CONCLUSÃO

O mamoeiro é altamente sensível ao défi cit hídrico para a produção de frutos comerciais e pouco sen-sível para a produção de frutos totais. O mamoeiro cultivar Híbrido UENF/CALIMAN 01 aos 13 meses de cultivo e com quatro meses de colheita, apresentou um coefi ciente de resposta de produção (ky) para frutos comerciais de 1,46 e para produção total um coefi ciente igual a 0,57.

REFERÊNCIAS

ALLEN, R. G.; PEREIRA, L. S.; RAES, D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration - guidelines for computing crop water requirements. Rome:FAO, 1998. 300p. (Irrigation and Drainage Paper, 56).

BERNARDO, S., CARVALHO, J. A., SOUSA, E. F. Irrigação do mamoeiro. Campos dos Goytacazes, RJ: UENF, 20p. 1996. (Boletim Técnico, 5)

DOORENBOS, J.; KASSAM, A. H. Yield response to water. Irrigation and Drainage Paper 33. Food and Agri-culture Organization of the United Nations, Rome, 193p. 1979.

MARINHO, A. B. Respostas dos mamoeiros cultivar golden e do híbrido uenf/caliman01 sob diferentes lâ-minas de irrigação e doses de potássio. 2007. 125f. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ.

Figure

TABELA 1. Valores totais da evapotranspiração de referência (ETo), das precipitações totais (Pt), efetivas (Pe) e excedentes  (Pex), da irrigação realizada (I), do total de lâmina aplicada (ETr) e o total da evapotranspiração máxima da cultura  (ETm) duran
TABELA  3.  Valores  totais  da  lâmina  aplicada  (ETr),  da  evapotranspiração  máxima  da  cultura  (ETm),  do  défi cit  de  evapotranspiração relativa (1 – ETr/ETm), da produção real total (Yrt), da produção máxima total (Ymt) e  da queda de rendiment

Références

Documents relatifs

The definition and the asymptotic properties of the local Whittle wavelet estimator are given in Section 3 : the estimator is shown to be rate optimal under a general condition on

Although it is difficult to strictly compare the fixed capital and manufacturing costs of real dryers with those of the simulated processes– mainly due to the

L’archive ouverte pluridisciplinaire HAL, est destinée au dépôt et à la diffusion de documents scientifiques de niveau recherche, publiés ou non, émanant des

La bonne gestion du capital humain relève de l’application des principes du développement durable au niveau de l’entreprise ; la gestion du capital humain et la mise en

Ceci apparaît notamment dans les travaux précédents dans la mesure où ces derniers mettent en avant une approche taxinomique consistant à établir une classification des

Une fois établie la stabilité des clones en culture pendant 4 mois, l’analyse de leur caryotype montra qu’ils contenaient un nombre de chromosomes très supérieur à celui d’une

Travaillant comme une machine thermique entre une source chaude (four), et une source froide (condenseur de tête) la distillation met en œuvre un contre courant de liquide

In their study on MVA victims, Bryant &amp; Harvey (2003) demonstrated that ASD was a more accurate predictor for PTSD in women because of stronger peritraumatic dissociative